Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/413
Título: Prevenção da violência entre pares/promoção da convivência nas escolas - um projecto colaborativo
Autor: Freire, Isabel
Simão, Ana
Caetano, Ana
Ferreira, Ana
Cardoso, Ana
Gouveia, Sérgio
Palavras-chave: Bullying
Violência entre pares
Educação para a convivência
Colaboração universidade-escolas
Data: 2009
Editora: Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
Citação: FREIRE, Isabel; SIMÃO, Ana; CAETANO, Ana; FERREIRA, Ana; CARDOSO, Ana; GOUVEIA, Sérgio - Prevenção da violência entre pares/promoção da convivência nas escolas - um projecto colaborativo. Revista Interacções. Nº13 (2009), p.229-248
Resumo: Neste artigo apresentamos um projecto iniciado em 2004, por docentes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa1. Pretendendo-se estudar a problemática da violência entre pares na escola, este projecto inscreve-se numa perspectiva de educação para a paz e de construção de um clima de bem-estar e convivência nas escolas. Tem como princípio orientador o da colaboração entre as universidades e as escolas, quer para a identificação e compreensão mais aprofundada dos problemas, quer para a criação de projectos de mudança. O seu desenvolvimento, em contextos escolares diversos, organiza-se em duas fases distintas, que aqui vamos apresentar. Também referiremos os principais resultados de cada uma delas e dos subprojectos que lhe dão corpo, até agora produzidos. - This article presents a project started in 2004 by teachers of the Faculty of Psychology and Educational Sciences, University of Lisbon. The main goal was to study the problem of peer violence at school. Nevertheless, an approach to education for peace and the will to develop a climate of well-being and harmony in school, underlying this project. Collaboration between universities and schools is a guiding principle of this project, both for the identification and understanding of the problems, both for the creation of change projects. Its development in various school contexts (subprojects) and is organized into two distinct phases, which we present here. Also refer the main results of each of the subprojects, far produced.
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/413
ISSN: 1646-2335
Versão do Editor: http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/M12%20-%20Freire%20et%20al.pdf
Aparece nas colecções:Volume 5 - 2009 - nº13

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
M12.pdf204,39 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.