Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/366
Título: A supervisão no âmbito do PFCM: reflexão de uma formadora
Autor: Brito, Maria Graciete
Palavras-chave: Supervisão
Acompanhamento
Reflexão
Questionamento
Data: 2009
Editora: Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
Citação: 95p.
Resumo: Ser formadora no âmbito de um Programa de Formação Contínua de Professores que envolve uma forte componente de supervisão/acompanhamento em sala de aula levanta algumas questões conducentes a uma necessidade de reflexão sobre o processo supervisivo. Neste artigo, procura-se mostrar como este processo pode contribuir, em simultâneo, para o desenvolvimento profissional enquanto professores de Matemática, quer do formando, quer do formador, desde que seja entendido e praticado numa perspectiva reflexiva e de construção da autonomia científica, didáctica e curricular do professor em formação. - Being a training teacher in an In-service Teacher Education Program, which implies a strong supervision/coaching component in the classroom, raises some questions leading to a need of reflection about the supervision process. In this article, the author aims to show how this process may contribute, simultaneously, to the professional development as Mathematics teachers, both for trainees and the trainer. A reflexive perspective is taken on the construction of scientific, didactic and curricular autonomy of the trainee.
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/366
ISSN: 1646-2335
Versão do Editor: http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/L6%20-%20Brito2.pdf
Aparece nas colecções:Volume 5 - 2009 - nº12

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
L6.pdf52,83 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.