Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/363
Título: Reflexão sobre uma experiência de ensino no âmbito da formação contínua em matemática: a aprendizagem dos alunos e a prática do professor
Autor: Ramos, Cecília
Branco, Neusa
Palavras-chave: Formação de professores
Reflexão do professor
Prática lectiva
Aprendizagem da Geometria
Tangram
Data: 2009
Editora: Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
Citação: RAMOS, Cecília; BRANCO, Neusa - Reflexão sobre uma experiência de ensino no âmbito da formação contínua em matemática: a aprendizagem dos alunos e a prática do professor. Revista Interacções. Nº12 (2009), p.44-64
Resumo: A Formação Contínua contribui para promover uma prática reflexiva nos professores muitas vezes centrada na sua prática lectiva e nas suas necessidades de formação específica como é exemplo o Programa de Formação Contínua em Matemática. Este artigo apresenta a análise do relato de uma aula de Matemática que consta do portefólio realizado pela primeira autora no âmbito da sua participação num grupo de formação deste Programa de Formação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, no ano lectivo 2007-08, do qual a segunda autora era formadora. Este artigo salienta a preparação da tarefa, o seu enquadramento curricular e a sua pertinência no âmbito do desenvolvimento da aprendizagem da Geometria, nomeadamente, do desenvolvimento da visualização e de compreensão das propriedades das figuras, bem como a análise das resoluções dos alunos realizada pela formanda. Uma vertente bastante significativa deste Programa de Formação é a reflexão sobre a prática lectiva que é fomentada nas sessões conjuntas e tem por base as sessões de acompanhamento. A formanda apresenta relativamente à concretização desta tarefa e da reflexão que promove contributos da participação nesta formação para o seu desenvolvimento profissional, nomeadamente a continuação de uma prática reflexiva sobre o desempenho e as aprendizagens dos alunos. - In-service teachers training programmes, such as the Teacher In-service Educational Programme in Mathematics, help to promote a reflective practice in teachers often focused on their teaching and their need for specific training. This article presents an analysis of a narrative of a math class written by the first author in her portfolio as part of her participation in the Teachers Training Programme from Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, in the academic year 2007-08. This article emphasizes the preparation of the task, its curriculum framework and its relevance for the development of geometry learning, namely the development of the visualization ability and the understanding of the properties of figures, like as the analysis of the students’ resolutions conducted by the teacher. A very significant aspect of this Educational Programme is the reflection fostered in joint sessions about the teaching practice observed in the supervision sessions. The teacher shows some impacts of this Programme on her professional knowledge, namely on her reflection competences about students’ learning and performance.
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/363
ISSN: 1646-2335
Versão do Editor: http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/L3%20-%20Ramos%20e%20Branco%283%29.pdf
Aparece nas colecções:Volume 5 - 2009 - nº12

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
L3.pdf191,62 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.