Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/360
Título: Cyberbullying: um desafio à investigação e à formação
Autor: Amado, João
Matos, Armanda
Pessoa, Teresa
Jäger, Thomas
Palavras-chave: Indisciplina
Bullying
Cyberbullying
Formação
Data: 2009
Editora: Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
Citação: AMADO, João; MATOS, Armanda; PESSOA, Teresa; JÄGER, Thomas - Cyberbullying: um desafio à investigação e à formação. Revista Interacções. Nº13 (2009), p.301-326
Resumo: Neste artigo começamos por referir a actualidade do tema do cyberbullying e a natureza do fenómeno. Na sequência, damos conta da sua investigação e das acções para o prevenir e combater, no contexto nacional, e das principais conclusões que a pesquisa internacional, ainda que incipiente, permite desde já registar. Seguidamente faremos uma breve explicitação de alguns resultados obtidos nas primeiras fases do projecto CyberTraining: A Research-based Training Manual On Cyberbullying1. Trata-se de dar a conhecer os resultados da consulta por questionário on-line a formadores e a investigadores, no sentido de captar a sua opinião acerca das diferentes facetas e natureza do cyberbullying, dos seus próprios limites e necessidades de formação para lidar com o problema frente a vários públicos, e de quais os principais elementos que, do seu ponto de vista, devem constar num manual que possa servir, de forma cabal, aos interesses da formação nesta área e a públicos diversos. - In this paper we begin by analysing the concept of cyberbullying and its main features. Then we describe the research and actions to prevent and tackle cyberbullying, in the national context, and the main conclusions that the international research, though still incipient, has already produced. Following this description, we will make a brief explanation of some results obtained in the early stages of the project CyberTraining: A Research-based Training Manual On Cyberbullying. An online questionnaire was filled in by trainers and experts, in order to capture their views on the various facets and nature of cyberbullying, on their own limitations and training needs to address the problem with different target groups, and on the main elements which, in their perspective, should be included in a training manual which aim is to provide trainers dealing with cyberbullying with the information and resources they need for their work. The main results obtained from this qualitative questioning will be presented.
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/360
ISSN: 1646-2335
Versão do Editor: http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/M16%20-%20Amado%20et%20al.pdf
Aparece nas colecções:Volume 5 - 2009 - nº13

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
M16.pdf133,43 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.