Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/357
Título: O jogo dramático na prevenção do bullying - algumas experiências de intervenção da APAV
Autor: Cardoso, Natália
Palavras-chave: APAV
Bullying
Prevenção
Jogo dramático
Teatro fórum
Competências sociais
Escolas
Data: 2009
Editora: Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
Citação: CARDOSO, Natália - O jogo dramático na prevenção do bullying - algumas experiências de intervenção da APAV. Revista Interacções. Nº13 (2009), p.275-288
Resumo: A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), como organização que apoia vítimas de crime, promove também projectos e acções de sensibilização, com vista à prevenção dos riscos de vitimização e atenuação dos seus efeitos, dando uma particular atenção aos crimes sobre as pessoas (violência doméstica, maus tratos a crianças e idosos, abuso sexual, ofensas à integridade física). Há já alguns anos que o fenómeno da violência na escola, e em particular o bullying, nos preocupa, sendo cada vez mais frequente a nossa colaboração neste contexto, no sentido de assegurarmos dinâmicas de intervenção que versam esta temática. Tendo em conta a bibliografia produzida sobre o tema e a nossa experiência na realização de acções de sensibilização em escolas, acreditamos que a prevenção do bullying, em contexto escolar, através do treino de competências, poderá diminuir a prevalência de comportamentos de risco, na idade adulta, nomeadamente nas relações interpessoais e de intimidade. Este artigo identificará algumas das experiências da APAV na dinamização de acções de sensibilização e prevenção do bullying em escolas, com um enfoque específico na prevenção através do jogo dramático. - The Portuguese Association for Victim Support (APAV), as an organization that supports victims of crime, also promotes projects and raises awareness in order to avoid the risk of victimization and diminish its effects, giving particular attention to crimes against persons (domestic violence, child abuse and elderly abuse, physical injuries). Our concern about the phenomenon of school violence, particularly bullying, has increased in the last few years and the work that we developed in this context is especially frequent in order to ensure a dynamic intervention. Bearing in mind the known bibliography on the subject and also our experience in carrying out awareness raising campaigns in schools, we believe that the prevention of bullying in schools, through the training of skills, may reduce the prevalence of risk behaviors in adulthood, particularly in interpersonal and intimacy relationships. This article will identify some of APAV’s experiences in leading awareness and prevention sessions of bullying in schools, with a specific focus on prevention through dramatic play.
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/357
ISSN: 1646-2335
Versão do Editor: http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/M14%20-%20Cardoso.pdf
Aparece nas colecções:Volume 5 - 2009 - nº13

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
M14.pdf51,91 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.