Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/355
Título: Controlo da dormência na pereira "Rocha" por aplicação de um indutor de quebra de dormência em condições de "falta de frio"
Autor: Maia, M. I.
Medeira, M. C.
Gomes, R.
Clemente, J.
Barba, Nuno
Palavras-chave: Árvore de fruto
Pera rocha
Cianamida
Indutor de quebra de dormência
Quebra de dormência
Prática cultural
Portugal
Oeste
Data: 2005
Editora: Associação Portuguesa de Horticultura
Citação: MAIA, M. I.; MEDEIRA, M. C.; GOMES, R.; CLEMENTE, J. BARBA, N. G.(2005) - Controlo da dormência na pereira "Rocha" por aplicação de um indutor de quebra de dormência em condições de "falta de frio". In: V Congresso ibérico de ciências hortícolas.Vol 2: Fruticultura, viticultura, olivicultura. 200-205p.
Resumo: A falta de frio no Inverno é um problema da fruticultura em certas regiões de Portugal. Os Invernos suaves causam irregularidades na floração e frutificação, tendo graves consequências no rendimento económico dos pomares. Justifica-se que em tais condições se recorra a indutores de quebra de dormência para atenuar os efeitos da falta de frio. Neste trabalho foi avaliado entre 2002 e 2004 o efeito da cianamida hidrogenada (Dormex) em várias concentrações e datas de aplicação, num pomar de pereira”Rocha” avaliado através do estudo citológico das anteras a fim de determinar o início da microsporogénese, a qual coincide com a quebra de dormência. Nos Invernos suaves (com acumulação de frio inferior a 800 c.u.) a aplicação de 1% e 2,5% Dormex em meados de Janeiro avançou 7 a 18 dias a quebra de dormência, concentrando a floração na pereira “Rocha”.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/355
ISBN: 972-95881-9-8
Aparece nas colecções:Comunicações em conferências e congressos_ESAS

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
BARBAN_perarocha2005.pdf595,53 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.