Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/347
Título: Segurança e violência escolar: uma visão sistémica
Autor: Sales, Célia
Palavras-chave: Escola
Família
Exclusão Social
Integração de Serviços
Abordagem Sistémica
Data: 2009
Editora: Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
Citação: SALES, Célia - Segurança e violência escolar: uma visão sistémica. Revista Interacções. Nº13 (2009), p.20-34
Resumo: O papel da escola é educar pessoas. O sucesso da educação dependerá em larga medida da qualidade do serviço oferecido pela escola, desde que estejam garantidas condições como as necessidades básicas de alimentação e saúde das crianças, condições e regras familiares favoráveis, etc. Significa que a aprendizagem, a assiduidade, a disciplina e a integração na vida escolar encontram-se mediados por variáveis contextuais, que por si só, a escola não pode garantir. Por outras palavras, garantir a segurança e a qualidade da escola exige intervenções noutras esferas, como a família e ou a comunidade. No entanto, intervir directamente na família e na comunidade não é papel da escola. Ou será? Este artigo propõe uma abordagem sistémica dos problemas escolares, aprofunda a situação particular da escola em contexto de exclusão social, dando especial ênfase à necessidade de integração de serviços. Apresenta igualmente recomendações de ordem prática. - The role of the school is to educate people. The success of education will mainly depend on the quality of the service provided by the school, as long as basic conditions such as children’s’ health care, food, family condition and rules are accomplished. Therefore, learning, discipline, adaptation and adherence to school are mediated by contextual variables that school cannot guarantee. In order to assure school quality and school security, interventions in the family and community level are required. However, working directly within the family or community is not the role of the school. Or is it? This paper proposes a systemic approach of school problems, analyses in detail the particular situation of schools in social exclusion contexts, and emphasizes the need of service integration. Recommendations are discussed.
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/347
ISSN: 1646-2335
Versão do Editor: http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/M3%20-%20Sales.pdf
Aparece nas colecções:Volume 5 - 2009 - nº13

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
M3.pdf132,63 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.