Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/335
Título: Formação continuada errática e necessidades de formação docente: resultados de um levantamento de dados em municipios paulistas
Autor: Galindo, Camila
Inforsato, Edson
Palavras-chave: Formação continuada
Professores
Necessidades formativas
Data: 2008
Editora: Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
Citação: GALINDO, Camila; INFORSATO, Edson - Formação continuada errática e necessidades de formação docente: resultados de um levantamento de dados em municipios paulistas. Revista Interacções. Nº9 (2008), p.80-96
Resumo: A formação continuada tem se tornado foco para resolução de problemas educacionais. Embora apoiada por uma legislação recente que a incentiva e a torna obrigatória, suas práticas de atuação não condizem com as reais necessidades postas pelos docentes. Com base nesse quadro, objetivamos por meio de pesquisa quantitativa realizar um levantamento de necessidades de formação continuada de professores do 1º ciclo do ensino fundamental em oito municípios paulistas. A amostra do survey foi composta por 331 professores e 8 secretários de educação. Foram aplicados questionários e entrevistas aos sujeitos e extraídos dados sobre género, idade, tempo de atuação na docência, curso e tipo de formação inicial, modalidade de formação oferecida pelas Secretarias de Educação e temas e áreas consideradas necessárias para formação contínua. Os resultados apontaram a urgência de vínculos efetivos entre formação inicial e formação continuada e planejamento estratégico em formação continuada para atender as necessidades de formação dos professores. - Teachers’ continuous education has become a focus for educational problems’ resolution. Although supported and stimulated by the educational legislation, its practices of performance don't match teachers’ needs. Based in this scenario, and through a quantitative research, we aimed at assessing teachers’ education needs (at the 1st cycle of fundamental education) in eight districts from São Paulo. The sample of the survey was composed by 331 teachers and 8 education secretaries. Data were gathered through questionnaire and interviews. The results pointed the urgency of an effective connection between initial and continuous teacher education and a strategic planning for continuous education that allows the fulfillment of teachers' education needs.
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/335
ISSN: 1646-2335
Versão do Editor: http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/I4%281%29.pdf
Aparece nas colecções:Volume 4 - 2008 - nº09

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
I4.pdf200,84 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.