Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/306
Título: Análise do empenhamento do educador: uma experiência de formação e supervisão no contexto de jardim de infância
Autor: Luís, Helena
Calheiros, Maria
Palavras-chave: Formação inicial de educadores
Supervisão pedagógica
Empenhamento
Data: 2008
Editora: Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
Citação: LUÍS, Helena; CALHEIROS, Maria José - Análise do empenhamento do educador: uma experiência de formação e supervisão no contexto de jardim de infância. Revista Interacções. Nº9 (2008), p.66-79
Resumo: O estudo que aqui se apresenta pretende descrever um processo de construção da qualidade no âmbito da supervisão da prática pedagógica reconhecendo a interacção como elemento central na aprendizagem (crianças e adultos). Partimos do perfil do empenhamento do adulto tal como definido por Laevers (1991) e utilizamos a escala de empenhamento do adulto para observar/medir/avaliar a interacção educativa entre adultos e crianças (Pascal e Bertram, 1999). Os resultados permitem obter dados de natureza quantitativa mas medem sobretudo os aspectos qualitativos do processo ensinar-aprender. Foram analisadas as potencialidades e dificuldades na utilização deste instrumento no âmbito da supervisão da prática pedagógica da formação inicial na perspectiva dos participantes. Considerou-se que esta estratégia de supervisão, tendo como ponto de partida a escala de empenhamento do adulto, na medida em que abriu caminho a um processo de formação profissional e pessoal (estagiárias e educadoras), contribuiu simultaneamente para um desenvolvimento qualitativo da instituição. - This study aims to describe a practice of pedagogical supervision of young children educators on their initial training, recognizing interaction between adults and children as a central element in learning. We used the Laevers concept of “engagement” and the Adult Engagement Scale (Pascal and Bertram, 1999) to observe/measure/evaluate the educative interaction between adults and children. The potentialities and difficulties of using this instrument in pedagogical supervision were analyzed. It was considered that this strategy of supervision, having as starting point the Adult Engagement Scale, contributed positively to the a process of professional learning (trainees and educators) and also for a qualitative development of the institution.
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/306
ISSN: 1646-2335
Versão do Editor: http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/I3.pdf
Aparece nas colecções:Volume 4 - 2008 - nº09

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
I3.pdf81,57 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.