Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/304
Título: Uma experiência interdisciplinar na formação inicial de professores
Autor: Pierson, Alice
Freitas, Denise
Villani, Alberto
Franzoni, Marisa
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Formação inicial de professores
Inovação curricular
Data: 2008
Editora: Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
Citação: PIERSON, Alice; FREITAS, Denise; VILLANI, Alberto; FRANZONI, Marisa - Uma experiência interdisciplinar na formação inicial de professores. Revista Interacções. Nº9 (2008), p.113-128
Resumo: O objetivo deste projeto interdisciplinar, proposto na formação inicial de professores, é estimular e ajudar os futuros professores na elaboração conjunta de planejamentos e cooperar na sua execução. O programa para a preparação dos professores é concebido tendo em vista o desenvolvimento de novas competências que possam levar os professores a coletivamente produzirem conhecimentos sobre a realidade das escolas, a necessidade de saber negociar pontos de vista, perceber as diferenças, as singularidades, a complementaridade e as possibilidades e limitações de sua especialização para o diálogo com outros especialistas, respeitando as diferenças de linguagem e formas de olhar para o mundo, para reconhecer que o seu conhecimento é sempre parcial, uma vez que é parcial a possibilidade fixada pela área de especialização. Uma primeira interpretação da experiência leva à organização das seguintes necessidades a serem consideradas no processo de realização de uma experiência interdisciplinar na preparação dos professores: i) focalização do trabalho de intervenção sobre as múltiplas dificuldades dos futuros professores na elaboração de uma nova perspectiva de Ensino; ii) construção de uma sala de aula como contexto orientador e facilitador à construção de um ensino interdisciplinar; iii) orientação específica para pequenos grupos de licenciandos sobre aspectos cognitivos e subjetivos que irão ajudar a socialização dos seus membros; iv) modificação curricular e um esforço contínuo de reflexão dos responsáveis pelo projeto, no sentido de produzir manifestações concretas de interdisciplinaridade que possam se constituir num ancoradouro e referência para os futuros professores. - The aim of this new interdisciplinary project proposal in teachers’ initial training is to stimulate and help future teachers to elaborate joint planning and to cooperate in its execution. A program for teachers’ education is designed aiming at the development of new competences that may lead these teachers to collective knowledge production about the reality of schools. A first interpretation of the experiment leads to the identification of the following aspects to be integrated in teachers’ education process: i) focalization of the intervention work on teachers’ multiple difficulties in constructing a new view of teaching; ii) construction of a classroom context to guide and facilitate the construction of an interdisciplinary teaching; iii) specific guidance to small groups of graduates on cognitive and subjective aspects that will help the socialization of their members; iv) curricular modification and a continuing reflection effort by the project coordinators, in producing concrete manifestations of interdisciplinarity that will constitute an anchorage and a reference for future teachers.
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/304
ISSN: 1646-2335
Versão do Editor: http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/I6.pdf
Aparece nas colecções:Volume 4 - 2008 - nº09

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
I6.pdf69,9 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.