Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/303
Título: Professional knowledge construction through reflective practice and tutorial supervision
Autor: Campos, Joana
Palavras-chave: Professional Knowledge
Beginning Teachers
Primary School Teachers’ Training
Reflective Practice
Tutorial Supervision
Data: 2008
Editora: Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
Citação: CAMPOS, Joana - Professional knowledge construction through reflective practice and tutorial supervision. Revista Interacções. Nº8 (2008), p.60-79
Resumo: In this paper the implications of the primary school teachers’ education model implemented at the School of Education of Santarém from 2001 up till now are analysed with respect to the perceived implications of the experienced model on their professional knowledge and practice as beginner teachers. The focus of the research goes to the procedures of reflective analysis, feedback and supervision developed during the practicum throughout the whole training curriculum. Some data are presented and analyzed from a longitudinal exploratory study that has been developed focusing on a sample of beginner teachers who experienced the model, initiating their activity: a) Analysis of individual written reflections produced regularly by students (5 per year), within the practicum, and of their interaction with written feedbacks provided by the supervisor’s team on those reflective writings; b) Semi-structured interviews to a smaller sample within this group in order to deepen the understanding of the same issues. - No presente artigo procura dar-se conta dos resultados encontrados pela pesquisa desenvolvida sobre o impacto do modelo de formação implementado na Escola Superior de Educação de Santarém desde 2001, designadamente no curso de Professores do Ensino Básico- 1º Ciclo, no que se refere ao desenvolvimento de uma prática profissional reflexiva e construção do conhecimento profissional. O foco analítico incide sobre os procedimentos relativos à análise reflexiva, ao feedback a essa análise e à supervisão desenvolvida no âmbito do curso de formação inicial.Os dados apresentados resultam de um estudo exploratório longitudinal desenvolvido em torno de um grupo de sujeitos que à época do primeiro estudo se encontravam a frequentar o curso de formação inicial, e que no segundo estudo se encontravam já em início de carreira. Metodologicamente foram analisados os textos escritos de autoria dos alunos, as reflexões, produzidas no âmbito da iniciação à prática profissional, assim como os feedbacks dos supervisores responsáveis pelos estágios (estudo 1). Complementarmente realizaram-se entrevistas aos professores em início de carreira (estudo 2) seleccionados a partir do grupo de sujeitos do estudo anterior.
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/303
ISSN: 1646-2335
Versão do Editor: http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/H4%283%29.pdf
Aparece nas colecções:Volume 4 - 2008 - nº08

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
H4.pdf97,47 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.