Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/298
Título: A comunicação nas aulas de matemática revelada ns narrativas escritas em diários reflexivos de futuros professores
Autor: Passos, Cármen
Palavras-chave: Comunicação nas Aulas de Matemática
Formação de Professores de Matemática
Aprendizagem da Docência
Data: 2008
Editora: Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
Citação: PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion - A comunicação nas aulas de matemática revelada ns narrativas escritas em diários reflexivos de futuros professores. Revista Interacções. Nº8 (2008), p. 18-36
Resumo: Neste artigo buscou-se identificar o tipo de comunicação que ocorre nas aulas de matemática, reveladas em diários reflexivos dos futuros professores durante o estágio da docência e as suas aprendizagens nesse cenário. Foi solicitada a produção de diários reflexivos das observações realizadas. O contexto de práticas de ensino e estágio da docência são concebidos como importante espaço reflexivo, possibilitando aos licenciandos conhecer e analisar a realidade escolar; investigar, planejar e implementar diferentes metodologias para o ensino de matemática. A comunicação matemática é um dos aspectos que tem merecido atenção nas orientações curriculares, por se constituir num indicador da natureza do processo de ensinoaprendizagem e em condição necessária para o seu desenvolvimento. Verificou-se que a comunicação nas aulas de matemática observadas tem sido realizada timidamente e com pouca intencionalidade. A pesquisa revelou que refletir sobre essas práticas ainda na formação inicial é fundamental para a constituição docente. - In tis article we tried to identify the type of communication that occur in maths classrooms, revealed by reflexive diaries made by future teachers during their teacher training. We asked them to produce reflexive diaries of their observations. The teaching training and the teaching practices are conceived as important reflexive areas, allowing the future teachers to know and to analyze the school reality; to research, to plan and to implement different methodologies for the teaching of Mathematics. Communication in Mathematics is one of the aspects that has received some attention on curricular guidelines as it constitutes an indicator to the nature of the teaching-learning process as well as a necessary circumstance to its development. We have concluded that the communication in the Mathematics classrooms observed has been conducted in a very unintentional and shy manner. The research revealed that to reflect about these practices in a teaching training process is essential for becoming a teacher.
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/298
ISSN: 1646-2335
Versão do Editor: http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/H2%281%29.pdf
Aparece nas colecções:Volume 4 - 2008 - nº08

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
H2.pdf100,77 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.