Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/274
Título: School identity: a living document on the relationship between the biography of the principal relating to school identity
Autor: Avest, K.
Bakker, C.
Palavras-chave: Identity
School identity
Biographical perspective
Self Confrontation Method (SCM)
Data: 2007
Editora: Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
Citação: HAVEST, K. H. (Ina) ter; BAKKER, C. (Cok) - School identity: a living document on the relationship between the biography of the principal relating to school identity.Revista Interacções.nº7(2007),p.116-140.
Resumo: Identity, since long a concept used in developmental theories on puberty and early adolescence, in this article is used as a concept describing the situational determined process of creating a distinct profile of the school. In this process, it is argued, the role of the principal of the school is of particular interest. The Self Confrontation Method (SCM) is supposed to play an important role in clarifying the autobiographical aspects of the principal’s main life theme in relation to his role of being the leading and motivating person in the creative process of identity development of the school. The principal’s life theme and the process of identity development of the school seem to be closely related. - A Identidade, conceito desde há muito mobilizado em teorias do desenvolvimento humano, é usado neste artigo como descritor de um processo situado de criação de um perfil diferenciado da escola. Defendemos a perspectiva de que, neste processo, é particularmente relevante o papel do líder da escola. Nesta perspectiva, o Método da Auto-Confrontação desempenha um papel importante na clarificação de aspectos autobiográficos do líder. Procura-se evidenciar a relação entre a história de vida do líder e o seu papel de condução e motivação de pessoas, no contexto do processo criativo que constitui o desenvolvimento identitário da escola.
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/274
ISSN: 1646-2335
Versão do Editor: http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/G6%281%29.pdf
Aparece nas colecções:Volume 3 - 2007 - nº07

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
G6.pdf187,25 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.