Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/256
Título: Adolescência na escola: o desafio do desenvolvimento integral. Um estudo sobre as opções pedagógicas e organizacionais de uma escola kentenichiana
Autor: Guimarães, Mesquita
Sobral, Francisco
Menezes, Isabel
Palavras-chave: Desenvolvimento pessoal e social
Desenvolvimento espiritual
Kentenich
Escola
Educação Integral
Currículo
Data: 2007
Editora: Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
Citação: GUIMARÃES, Mesquita; SOBRAL, Francisco Cruz; MENEZES, Isabel - Adolescência na escola: o desafio do desenvolvimento integral. Um estudo sobre as opções pedagógicas e organizacionais de uma escola kentenichiana. Revista Interacções. Nº5 (2007), p.82-109
Resumo: Nas sociedades ocidentais, todas as escolas com alunos adolescentes enfrentam actualmente o desafio de os educar integralmente, acompanhando o seu desenvolvimento pessoal, social, vocacional e espiritual, e não apenas de os preparar academicamente. A teoria de Erikson quanto à tarefa psico-social de desenvolvimento da identidade na adolescência serve de ponto de partida para descrever as perspectivas de Kentenich sobre a educação integral e sobre o papel da escola no desenvolvimento dos adolescentes. O objectivo do estudo é o de apresentar a concepção pedagógica de Josef Kentenich (1885-1968) e descrever a sua aplicação numa escola que se caracteriza pela atenção privilegiada que dá ao desenvolvimento integral dos seus alunos. Optou-se por um estudo de caso no Chile, abrangendo o ensino secundário de uma escola kentenichiana. Os resultados referem-se ao currículo formativo pretendido, à sua implementação no ensino secundário e aos resultados obtidos. As conclusões apontam para: i) a aplicação coerente e consequente da concepção kentenichiana em toda a dimensão formativa da escola estudada, nomeadamente no ensino secundário; ii) resultados bastante positivos quanto ao desenvolvimento integral dos alunos; iii) a possibilidade de que a pedagogia kentenichiana abranja ainda outras vertentes do processo educativo em contexto escolar; iv) a provável aplicabilidade deste modelo pedagógico noutros âmbitos culturais e educativos. - In western societies, every school with adolescent students currently faces the challenge of educating them integrally, coaching their personal, social, vocational and spiritual development, and not only of preparing them academically. Erikson's theory on the psico-social task of developing the identity during adolescence is the starting point to describe the perspectives of Kentenich on the integral education and about the role of schools in relation to the development during adolescence. The main objective of the study is to present the pedagogical conception of Josef Kentenich (1885-1968) and to describe its application to a school which is committed to giving a privileged attention to the integral development of its students. We decide for a case study in Chile, about the high school level of a Kentenich school. The presentation of findings refers to the intended formative curriculum, its implementation in the high school level and the results achieved, which have been surveyed by means of questionnaires and of the perception of some members of the educational community. The conclusions point out: i) the coherent and consequent application of Kentenich's conception in all the formative dimension of the school, namely in secondary education; ii) quite positive results as to the integral development of the students; iii) the possibility that Kentenich's pedagogy can apply to other aspects of the educative process; iv) the probable applicability of this pedagogical model in other cultural and educative contexts.
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/256
ISSN: 1646-2335
Versão do Editor: http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/E7.pdf
Aparece nas colecções:Volume 3 - 2007 - nº05

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