Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/251
Título: O doutrinamento como falácia? Contributos para o aclaramento da problemática no contexto do ensino público
Autor: Fonseca, Eduardo
Palavras-chave: Doutrinamento
Educação Pública;
Estado Novo
Critérios Impeditivos
Data: 2007
Editora: Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
Citação: FONSECA, Eduardo Nuno - O doutrinamento como falácia? Contributos para o aclaramento da problemática no contexto do ensino público. Revista Interacções. Nº5 (2007), p.14-35
Resumo: O doutrinamento é um delicado problema educacional que no contexto português assume uma intensidade e pertinência particulares, dado a experiência recente de doutrinamento de cariz religioso no âmbito da escola pública durante o longo período ditatorial. Todavia, com base num enquadramento conceptual mais refinado e de um conjunto de premissas, e estando consciente das repercussões de tal experiência, apresenta-se um conjunto de critérios impeditivos que permite a consideração de abordagens assentes na ética da virtude, como legítimas possibilidades de intervenção na área da Formação Pessoal e Social no sistema público português. - Indoctrination is a delicate educational problem which, within the Portuguese context, assumes a particular intensity and pertinence, due to the recent experience of religious indoctrination at state schools during the long dictatorial period. However, on the basis of both a more refined conceptual framework and a set of premises, as well as being conscious about the repercussions from such an experience, we point out a set of impeditive criterion which are able to consider the approaches based upon the virtue ethics, as legitimate possibilities of intervention within the Social and Personal area of the official Portuguese system.
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/251
ISSN: 1646-2335
Versão do Editor: http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/E2.pdf
Aparece nas colecções:Volume 3 - 2007 - nº05

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
E2.pdf82,03 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.