Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/2405
Registo completo
Campo DCValorIdioma
degois.publication.issueNúmero VIpt_PT
degois.publication.locationSantarémpt_PT
degois.publication.titleMátria Digitalpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://matriadigital.cm-santarem.pt/images/numero6/maia%20carmo.pdfpt_PT
dc.contributor.authorMaia e Carmo, Teresa-
dc.date.accessioned2019-01-09T23:56:54Z-
dc.date.available2019-01-09T23:56:54Z-
dc.date.issued2018-11-
dc.identifier.citationMaia e Carmo, Teresa (2018). Ensino Superior 2.0: os MOOC como caminho de abertura? in Mátria Ano VI, Número VI, Santarém: Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrãopt_PT
dc.identifier.issn2183-1467-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2405-
dc.description.abstractO presente artigo descreve o aparecimento dos MOOC (massive open online courses, cursos abertos, online, maciços2), suas características e modelos, enquadrando-os no panorama do Ensino Superior (ES) contemporâneo, na sequência da investigação feita no âmbito de doutoramento (Maia e Carmo, 2015). Trata-se de um fenómeno recente no contexto do impacto das TIC (tecnologias da informação e comunicação) no ES que, tendo aberto vários caminhos na investigação acerca de novas formas de ensino/aprendizagem no quadro de mundo globalizado, também questionou o próprio papel das Instituições de Ensino Superior (IES). A lacuna entre o que estas ensinam e o que o mercado de trabalho agora exige impele toda a comunidade de educadores a refletir sobre como aproveitar de forma relevante o potencial trazido pela revolução digital. Aqui se referencia o estado da arte para colocar as dúvidas, desafios e potenciais vantagens que este tipo de formação traz, na linha da agenda europeia (CE 2013, 1,2,3,4) e nacional (Portugal INCoDEe2030) de aposta no fortalecimento das competências digitais, tentando contribuir para o debate acerca do papel das tecnologias educativas no Ensino Superior.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCentro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Ferrãopt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectMOOCpt_PT
dc.subjectensino superiorpt_PT
dc.subject2.0pt_PT
dc.subjectEuropa 2020pt_PT
dc.subjectagenda digitalpt_PT
dc.subjecttecnologias educativaspt_PT
dc.subjectaprendizagem ao longo da vidapt_PT
dc.subjectaprendizagem baseada em TICpt_PT
dc.subjectelearmingpt_PT
dc.subjectcompetências digitaispt_PT
dc.subjectempregabilidadept_PT
dc.titleEnsino Superior 2.0: os MOOC como caminho de abertura?pt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.volumeAno VIpt_PT
Aparece nas colecções:Artigos em revistas nacionais_ESES

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
maia e carmo_MOOC_2018_Matria_VI.pdf556,51 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.