Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/2404
Título: Como podem os educadores desenvolver nas crianças competências no âmbito da organização e tratamento de dados, através das rotinas diárias?
Autor: Dimas, Maria do Carmo Matias
Orientador: Colaço, Susana
Palavras-chave: literacia estatística
construção do conhecimento matemático
papel do educador
currículo da matemática
investigações estatísticas
statistical literacy
construction of mathematical knowledge
role of the educator
mathematics curriculum
statistical investigations
Data de Defesa: 17-Dez-2018
Resumo: O presente relatório de estágio resulta da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-Escolar, nomeadamente da descrição dos estágios realizados em contextos de creche e jardim-de-infância. A sua estrutura divide-se na componente prática e prática investigativa. A componente prática refere-se à caracterização da instituição, do grupo, projetos pedagógicos, prática de ensino e percurso de desenvolvimento profissional. A prática investigativa refere-se à literacia estatística, a construção do conhecimento matemático pelas crianças nas primeiras idades, ao papel do educador na promoção das aprendizagens a nível da matemática, ao currículo da matemática no pré-escolar, as investigações estatísticas assim como ao papel dos projetos no ensino e aprendizagem da estatística. O estudo é de natureza qualitativa e interpretativa na modalidade de estudo de caso, num pequeno grupo de 4 crianças. A análise dos dados é baseada nos diários de bordo, registos áudio, registos fotográficos, observação direta e participativa, entrevista à educadora cooperante. Os resultados mostram que as crianças através dos diálogos construtivos, envolvem-se e interessam-se pelas tarefas (discussão e análise do tempo e do pictograma), o que enriquece a aprendizagem das mesmas. Também se verifica que as crianças têm facilidade em analisar uma tabela simples relacionada com o estado do tempo diário, assim como observam e discutem o número de elementos em cada área de desenvolvimento, ou seja, identificam a moda e comparam os dados recolhidos num pictograma.
This internship report results from the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Pre-School Education, in particular the description of the placements performed in nursery and kindergarten contexts. Its structure is divided into practical and investigative practice. The practical component refers to the characterization of the institution, the group, pedagogical projects, teaching practice and career development. The investigative practice refers to statistical literacy, the construction of mathematical knowledge by children in the early ages, the role of the educator in promoting learning in mathematics, the pre-school mathematics curriculum, statistical investigations as well as paper of projects in the teaching and learning of statistics. The study is qualitative and interpretative in the case study modality, in a small group of 4 children. Data analysis is based on logbooks, audio recordings, photographic records, direct and participative observation, interview with the cooperating educator. The results show that children through constructive dialogues become involved and interested in tasks (discussion and analysis of time and pictogram), which enriches their learning. It is also verified that children have an easy way of analyzing a simple table related to the daily state of time, as well as observing and discussing the number of elements in each development area, that is, they identify the mode and compare the data collected in a pictogram.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/2404
Designação: Educação Pré-Escolar
Aparece nas colecções:Mestrado em Educação Pré-Escolar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Mestrado.pdf2,79 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.