Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.15/2402
Title: Crianças em reclusão com as mães. Quotidiano social e educativo no Estabelecimento Prisional de Tires
Author: Pinto, Lia Ana Rodrigues Marques
Advisor: Silva, Perpétua Santos
Keywords: mãe na prisão
criança em reclusão
educação de crianças em reclusão
mother in prison
child in seclusion
education of children in seclusion
Defense Date: 7-Dec-2018
Abstract: A presente Dissertação de mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária, da Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Santarém, intitula-seCrianças em reclusão com as mães – Quotidiano Social e Educativo no Estabelecimento Prisional de Tires. Com o objetivo de conhecer o quotidiano das crianças que vivem em reclusão com as mães, identificando a existência e qualidade das respostas sociais e educativas que lhes são dadas, recorremos metodologicamente a uma abordagem qualitativa, com observação direta no local das suas rotinas diárias. Para obter informações e coletar dados que não seriam possíveis apenas através da observação e da análise documental, foram realizadas entrevistas semiestruturadas às mães de forma a obter a perspetiva das mesmas em relação ao quotidiano e respostas existentes. Os dados recolhidos foram posteriormente analisados com o intuito de podermos tecer e contribuir com algumas linhas orientadoras para o desenvolvimento de uma intervenção que contribua para o enriquecimento do quotidiano destas crianças e as suas mães durante o período de reclusão. Acreditamos desta forma que a Educação Social, como área de intervenção, assume-se como essencial para o questionamento, a reflexão, responsabilização e transformação do mundo e da realidade que nos rodeia (Carvalho e Baptista, 2004).
The present Master's Dissertation in Social Education and Community Intervention, from the School of Education - Polytechnic Institute of Santarém, is entitled Children in seclusion with the mothers - Social and Educational Quotidiano in the Tires Prison. In order to meet the daily lives of children living in prison with their mothers, identifying the existence and quality of social and educational responses given to them, we turn to a methodological qualitative approach, with direct on-site observation of their daily routines. In order to obtain information and collect data that would not be possible only through observation and documentary analysis, semi-structured interviews were conducted with the mothers in order to obtain their perspective on daily life and existing responses. The data collected were later analyzed with the intention of being able to weave and contribute with some guidelines for the development of an intervention that contributes to the enrichment of the daily life of these children and their mothers during the period of imprisonment. We believe that Social Education, as an intervention area, assumes itself as essential for the questioning, reflection, accountability and transformation of the world and the reality that surrounds us (Carvalho eBaptista, 2004).
Description: Dissertação para a obtenção de grau de Mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/2402
Designation: Educação Social e Intervenção Comunitária
Appears in Collections:Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária



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