Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/238
Título: Uma iniciativa de desenvolvimento profissional para a discussão de controvérsias sociocientíficas em sala de aula
Autor: Reis, Pedro
Palavras-chave: Desenvolvimento profissional
Natureza da ciência
Questões sociocientíficas
Actividades de discussão
Controvérsia
Data: 2006
Editora: Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
Citação: REIS, Pedro - Uma iniciativa de desenvolvimento profissional para a discussão de controvérsias sociocientíficas em sala de aula. Revista Interacções. Nº4 (2006), p.64-107
Resumo: Este artigo descreve e avalia qualitativamente uma acção de desenvolvimento profissional que pretendeu promover, num grupo de professoras de ciências, a motivação, a confiança e o conhecimento didáctico necessários à realização de actividades de discussão de controvérsias sociocientíficas em sala de aula. Esta investigação pretendeu estudar que estratégias de desenvolvimento profissional se revelam mais eficazes no apoio dos professores durante o planeamento e implementação deste tipo de actividades. O estudo permitiu (1) a identificação de vários obstáculos à realização de actividades de discussão de questões sociocientíficas nas aulas de ciências e (2) o estudo de estratégias de desenvolvimento profissional que podem contribuir para a superação destes obstáculos. Durante a oficina de formação tornou-se claro que a implementação das actividades de discussão de controvérsias sociocientíficas depende decisivamente: a) da convicção dos professores relativamente à relevância educacional destas actividades; b) do conhecimento necessário à sua concepção, gestão e avaliação; e c) da existência de materiais de ensino adequados que incluam propostas de actividades. Os resultados obtidos sugerem a importância das iniciativas de desenvolvimento profissional se centrarem simultaneamente nestes três aspectos. - This work describes the conception, implementation and qualitative evaluation of a professional development initiative aimed at developing teachers’ motivation, confidence and pedagogical knowledge for teaching controversial socio-scientific issues. The aims of the research were to identify which professional development approaches are most effective in supporting teachers through the planning and implementation of classroom discussion activities about socio-scientific issues. This study identifies several obstacles to the undertaking of discussion activities about socio-scientific issues in science lessons, and also the study of personal and professional development strategies that can contribute to overcoming these obstacles. During the workshop it was clear that the implementation of the discussion activities about controversial issues depends decisively on: a) the teachers’ convictions about the educational relevance of these activities; b) the knowledge needed for their design, management and assessment; and c) the existence of suitable teaching material with examples of activities. The results obtained indicate the need to focus on these aspects in in-service teaching education initiatives.
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/238
ISSN: 1646-2335
Versão do Editor: http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/D4.pdf
Aparece nas colecções:Volume 2 - 2006 - nº04

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