Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/2377
Título: Funções do diretor escolar do Campus Avançado de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia: desafios e possibilidades
Autor: Aparecida, Adriana
Orientador: Cardona, Maria João
Fernandes, Fabricio Ademar
Palavras-chave: gestor educacional
gestão
desafios
atribuições
educational manager
management
challenges
assignments
Data de Defesa: 27-Nov-2018
Resumo: Entender as funções de um diretor atuante, em um Instituto Federal de Educação, bem como as normas e legislação que norteiam o seu trabalho, constitui um importante referente para compreender o processo educacional no Brasil. Trata-se de uma pesquisa que analisa a atuação do diretor escolar no desempenho de suas atribuições no campus avançado de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, bem como os desafios e possibilidades inerentes às suas funções. Efetuou-se a recolha de dados pela análise de documentos institucionais e de entrevistas semiestruturadas, permitindo ouvir o diretor geral e os membros do conselho acadêmico, analisando as atribuições legalmente instituídas para o cargo de direção As entrevistas demonstram o quanto os esforços e envolvimento dos responsáveis fazem a diferença em nível acadêmico e social. Ao final, são apresentadas sugestões de intervenção, para a melhoria do trabalho já em curso, conforme apontamentos dos resultados.
Understanding the functions of a director acting at a Federal Institute of Education, as well as the norms and legislation that guide his work, is an important reference for understanding the educational process in Brazil. It is a research that analyzes the performance of the school director in the performance of his duties in the advanced campus of a Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais, as well as the challenges and possibilities inherent to his functions. Data collection was done through the analysis of institutional documents and semi-structured interviews, allowing the general director and the members of the academic council to be analyzed, analyzing the legally established responsibilities for the position of director. The interviews demonstrate how much the efforts and involvement of those responsible the difference in academic and social level. At the end, suggestions for intervention are presented to improve the work already in progress according to the results.
Descrição: Trabalho de Projeto para obtenção do grau de Mestre no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/2377
Designação: Ciências da Educação - Administração Educacional
Aparece nas colecções:Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
VERSÃO FINAL MESTRADO .pdf1,82 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.