Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/237
Título: O ensino de física a partir de temas controversos: a produção de energia elétrica em larga escala
Autor: Silva, Luciano
Carvalho, Luiz
Palavras-chave: Temas controversos
Temática ambiental
Ensino de Física
Data: 2006
Editora: Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
Citação: SILVA, Luciano; CARVALHO, Luiz - O ensino de física a partir de temas controversos: a produção de energia elétrica em larga escala. Revista Interacções. Nº4 (2006), p.42-63
Resumo: Esta pesquisa parte do pressuposto de que os temas controversos podem ser vistos como um princípio metodológico para o desenvolvimento de práticas de ensino de Física. Isso significa tomar a controvérsia como uma idéia-chave para organizar e orientar metodologicamente o trabalho do professor em sala de aula. Além disso, os temas controversos oferecem ao professor uma possibilidade significativa para tratar de aspectos da temática ambiental em aulas de Física. Procuramos, neste artigo, analisar atitudes e posicionamentos de alunos do Ensino Médio frente ao tema da produção de energia elétrica em larga escala e ainda se esses alunos são capazes de reconhecer e compreender algumas controvérsias relacionadas com essa temática. Para coletar os dados desta pesquisa realizamos uma intervenção planejada em três salas de terceiro ano do Ensino Médio – jovens entre 16 e 17 anos – de uma escola pública brasileira. Os dados indicam que a maioria dos estudantes participantes dessa pesquisa estabelece relação entre a produção de energia elétrica e alguns impactos negativos sobre o meio ambiente. Chamou nossa atenção o fato de que alguns argumentos utilizados por eles, para justificar as posições tomadas em relação aos níveis de impactos ambientais que devem ser aceitos pela sociedade, são construídos a partir da lógica do catastrofismo. Em outros momentos fica bastante claro o apelo “religioso ou místico” presentes em argumentos que procuram justificar atitudes de respeito e de preservação/conservação da natureza. Também notamos que alguns deles utilizam-se de argumentos mais técnicos para justificar a escolha por determinada forma de produção de energia elétrica em larga escala. Enfim, é importante observar que a abordagem de temas de natureza controversa em sala de aula propicia um ambiente no qual emergem discursos articulados com conhecimentos de outra natureza, além dos propriamente científicos. - Controversy is seen as a methodological key idea in organizing and guiding the teacher’s work in the classroom. Furthermore, controversial issues represent a valuable opportunity to tackle environmental issues in Physics classes. Our research explored whether High School students recognized and understood controversies regarding the production of electrical energy on a large scale. The data were obtained in three 3rd grade High School classrooms (16-17 year old students) from a Brazilian public school. The results showed that most of the High School students who took part in this research recognized that there was a link between the production of electrical energy and some harmful effects on the environment. Our attention was drawn to the fact that some of the students’ arguments, relating to the socially acceptable levels of environmental impacts, have a catastrophic logic. It should be stressed that the inclusion of controversial issues in the classroom allows the discussion of different sorts of knowledge, besides what is strictly scientific.
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/237
ISSN: 1646-2335
Versão do Editor: http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/D3.pdf
Aparece nas colecções:Volume 2 - 2006 - nº04

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