Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.15/2330
Title: Como se aprende num MOOC?/ How do you really learn in a MOOC?
Author: Maia e Carmo, Teresa
Keywords: aprendizagem
educação
e-learning
MOOC
tecnologia
education
e-learning
learning
technology
Issue Date: 2017
Publisher: UI_IPS
Citation: Maia e Carmo, T. (2017). Como se aprende num MOOC?/ How do you really learn in a MOOC?. In Revista da UIIPS, Vol. 5. Nº 2, Santarém
Abstract: Como se processa a aprendizagem na modalidade de e-learning sob o formato MOOC? Neste estudo de caso qualitativo comparam-se duas experiências de aprendizagem do ponto de vista do participante em dois MOOC. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa exploratório-descritiva, onde se utilizaram as técnicas mais usadas em investigação qualitativa: a observação participante, o inquérito (por entrevista e questionário) e a análise documental. Os seus resultados apontam para uma experiência de aprendizagem participativa, distribuída, em rede, maciça, solitária e solidária, conveniente, flexível, internacional, informal, criativa, aberta e de qualidade. O que indica a operacionalidade dos MOOC como elementos estratégicos para a empregabilidade - uma vez que é possível treinar competências e habilitar os seus participantes com novos conhecimentos a custos muito baixos – assim como para a redução das desigualdades, por alargarem o acesso ao conhecimento a aprendentes periféricos a vários níveis em condições de qualidade e exigência científica apreciáveis.
How does learning work in MOOC format? In this qualitative case study two learning experiences are compared from the point of view of the participant in two MOOC. This is an exploratory-descriptive qualitative research, using the most used techniques in the field: participant observation, inquiry (by interview and questionnaire) and documental analysis. The results point to a participatory, distributed, networked, solitary and supportive, convenient, flexible, international, informal, creative, open and quality learning experience. This points to consider MOOCs as strategic elements for employability - since it is possible to train skills and equip their participants with new knowledge at very low costs - as well as to reduce inequalities, by widening access to knowledge under conditions of relevant scientific quality.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/2330
ISSN: 2182-9608
Appears in Collections:Artigos em revistas nacionais_ESES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo case study dois mooc_TMC.pdf505,04 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.