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Título: Estabelecendo pontes entre o ocidente e o oriente: um contributo da perspectiva budista na educação para a sustentabilidade
Autor: Figueiredo, Orlando
Palavras-chave: Educação em ciência
Ecologia
Sustentabilidade
Budismo
Teoria de Gaia
Data: 2006
Editora: Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
Citação: FIGUEIREDO, Orlando - Estabelecendo pontes entre o ocidente e o oriente: um contributo da perspectiva budista na educação para a sustentabilidade. Revista Interacções. Nº3 (2006), p.122-150
Resumo: O diálogo entre saberes constitui uma característica fundamental da construção do conhecimento no século XXI. Neste documento, numa tradição iniciada há cerca de trinta anos, procuramos pôr em conversa as perspectivas da ciência ocidental e do budismo mahayana tendo por objectivo perceber qual o contributo que esta tradição filosófica pode dar para o desenvolvimento de sociedades sustentadas, e na mediação da relação da humanidade com o ecossistema global e consigo própria. Procedemos à discussão recorrendo a alguns conceitos fundamentais da mundividência budista e relacionando-os com Princípios do Movimento Ecologia Profunda, de Arne Naess, e com a Teoria de Gaia, de James Lovelock. Por fim analisamos alguns frutos deste diálogo ao nível da educação para a sustentabilidade. - Dialogue among cultures is a main characteristic on the knowledge construction in the 21st century societies. In this document, following a tradition started around thirty years ago, we try a conversation between western science and eastern Mahayana Buddhist school. The goal of this conversation is to find what contribute this philosophical tradition may give to the development of sustained societies and to the mediation of the disturbed relation between the human kind and the global ecosystem and the human kind with itself. We proceed with the discussion by analysing some Buddhist concepts and relating them with the principles of the Deep Ecology Movement and with Gaia’s Theory from James Lovelock. We finish analysing some fruits born from this dialogue and their implications on education for sustainability.
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/233
ISSN: 1646-2335
Versão do Editor: http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/C9.pdf
Aparece nas colecções:Volume 2 - 2006 - nº03

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