Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/232
Título: O diálogo entre ciência, razão e fé no pensamento de João Paulo II
Autor: Ferreira, José
Palavras-chave: João Paulo II
Ciência
Razão

Investigação
Revelação
Fundamento
Inteligibilidade
Data: 2006
Editora: Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
Citação: FERREIRA, José Manuel dos Santos - O diálogo entre ciência, razão e fé no pensamento de João Paulo II.Revista Interacções. Nº3 (2006), p.102-121
Resumo: João Paulo II foi uma figura de importância única, não só na Igreja Católica mas também no mundo inteiro, ao longo do seu pontificado de quase 27 anos, entre 16 de Outubro de 1978 e 2 de Abril de 2005. De formação filosófica e durante alguns anos docente universitário de ética, cultivou sempre o diálogo com os cientistas, primeiro como Arcebispo de Cracóvia e depois como Papa. Um dos seus objectivos principais foi superar o mal-entendido entre a ciência e a fé cristã, nascido em grande medida na sequência do “caso Galileu”. Sempre acreditou na harmonia entre a ciência e a fé. Mas as suas últimas intervenções revelam novas preocupações: a ciência parece querer assumir o papel de única explicação da realidade, excluindo assim outras fontes de sabedoria, como a própria filosofia e a experiência religiosa. - John Paul II assumed a highly important role, not only in the Catholic Church, but also in the all world, during his almost 27 years pontificate, since the 16th October 1978 till the 2nd April 2005. He had a philosophical background and was for some years professor of Ethics. As Krakow Archbishop and mainly as Pope, he always promoted the dialogue with scientists. One of his main aims was to surmount the misunderstanding between science and Christian faith, which arose in a great measure as a sequence of the so-called “Galileo’s affair”. He always believed in the harmony between science and faith. His last speeches on these matters, however, reveal some reasons of concern: it seems that science wants to assume the role of a global explanation for everything, excluding other sources of wisdom, like philosophy and religious experience.
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/232
Versão do Editor: http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/C8.pdf
Aparece nas colecções:Volume 2 - 2006 - nº03

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