Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/2307
Título: Desenvolvimento, validação e aplicação piloto do sistema de observação da instrução do instrutor de fitness em aulas de grupo de Pilates (SOIIF-PILATES)
Autor: Luís, Telma Sofia Santos
Palavras-chave: observação
instrução
fitness
Pilates
observation
instruction
fitness
Pilates
Data de Defesa: 9-Jan-2017
Resumo: O presente estudo tem como objetivo desenvolver e validar um sistema de observação que permita observar os comportamentos de instrução de instrutores de fitness em aulas de grupo, na atividade Pilates, (SOIIF-PILATES), a partir da adaptação de um instrumento já existente. Após efetuados diversos procedimentos metodológicos, para testar a funcionalidade do instrumento, o SOIIF-PILATES criado demonstrou apresentar validade e fiabilidade, sendo constituído por 2 dimensões: momento e conteúdo. Foi também realizada uma aplicação piloto do instrumento numa amostra de 15 instrutoras, na atividade de Pilates, onde se caracterizou a sua intervenção e comparou em diferentes fases da aula (aquecimento, fase fundamental, alongamento/relaxamento) e fases dos exercícios (antes, durante, após). Verificaramse quais os comportamentos de instrução mais e menos realizados em cada fase da aula e relativamente a cada fase do exercício. Verificaram-se diferenças significativas entre as fases da aula e as fases dos exercícios, em algumas categorias e subcategorias.
The purpose of this study is to develop and validate an observation system that allows to observe instructional behaviors, of fitness instructors, in group sessions of Pilates activity (SOIIF - PILATES), based on the adaptation of an existing instrument. After being made several methodological procedures, to test the functionality of the instrument, the SOIIF - PILATES demonstrated reliability and viability. It is compose of two dimensions: Moment and Content. It was also carried out a pilot application of the instrument in a sample of 15 Pilates instructors, which allowed to characterize their intervention and compare it in different session phases (warm-up, fundamental phase, stretching) and exercises phases (before, during, after). The most and less conducted instructional behaviors were verified in each session phase and for each exercises phase. There were significant differences between session phases and exercises phases in some categories and subcategories.
Descrição: Orientadora: Professora Doutora Susana Franco Coorientadora: Professora Doutora Vera Simões
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/2307
Aparece nas colecções:Mestrado em Desporto - Condição Física e Saúde

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado Telma Sofia Santos Luís.pdf1,68 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.