Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/2289
Título: Linkly : o CMS para a escola digital
Autor: Brandão, Fernando Carlos Marques
Orientador: Pacheco, Nuno
Barbas, Maria
Palavras-chave: Linkly
CMS
TIC
escola digital
Data de Defesa: 2010
Resumo: No âmbito do Mestrado em Comunicação e Educação Multimédia foi-nos solicitado o desenvolvimento de um estágio profissional com actividades realizadas numa entidade/instituição. A minha proposta para essas actividades foi o desenvolvimento e disponibilização de uma plataforma para gestão dos conteúdos das comunidades educativas. Com este trabalho pretendo contribuir para a melhoria do sistema educativo português através da aplicação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) como facilitadores das tarefas informativa, administrativa e pedagógica dos estabelecimentos de ensino. No decorrer das minhas actividades de estágio esteve sempre presente o orientador como um elemento activo e determinante na sua edificação. Este documento apresenta-se como o relatório desse trabalho conjunto. O projecto que desenvolvemos designa-se de Linkly, o CMS (Content Management System) para a Escola Digital. O nome surgiu de uma longa lista de hipóteses construída a partir de algumas palavras-chave e de acordo com a disponibilização do domínio na Internet. O projecto Linkly tem como objectivo principal o desenvolvimento e a aplicação de uma plataforma de gestão de conteúdos digitais específica para as escolas do ensino básico e secundário. A opção metodológica centrou-se na investigação-acção uma vez que se verifica a existência de algumas plataformas, com graus variáveis de especificidade, para utilização nos estabelecimentos de ensino. Iniciamos o processo de investigação com a formulação de questões de estudo para que a nossa acção fosse fundamentada, válida e duradoura. Estas questões foram: 1 - Que ferramentas digitais são utilizadas pelas escolas no apoio às funções de divulgação e gestão administrativo-pedagógica? 2 - Que limitações são identificadas pelos administradores destas plataformas? 3 - Que tarefas e processos administrativo-pedagógicos podem ser agilizados com recurso às tecnologias no horizonte do contexto educativo português? A utilidade das tecnologias da informação e comunicação é um facto empiricamente evidente. A União Europeia, percebendo este caminho de evolução e inovação tecnológica, estruturou um conjunto de princípios que ficaram conhecidos como a Estratégia de Lisboa. Estas orientações têm norteado as políticas dos estados membros até à data em matéria da sociedade da informação. Portugal tem sido um país defensor destas orientações conseguindo mesmo inovar em algumas políticas de e-government sendo actualmente reconhecido como um dos países europeus mais avançados nesta área1. Todos conhecemos o esforço com que o XVII Governo Constitucional apostou no Plano Tecnológico em geral, e no Plano Tecnológico da Educação (PTE) em particular. O PTE tem como objectivo primordial a integração das TIC nos domínios pedagógico e administrativo da escola. É na prossecução deste objectivo que o projecto Linkly se justifica. A plataforma CMS para a escola digital será certamente uma ferramenta de comunicação interna e externa indispensável à comunidade educativa. Disso mesmo daremos conta na primeira parte deste estudo. Na segunda parte, descrevo as actividades desenvolvidas na elaboração deste projecto. Estas centraram-se em dois pólos distintos: o desenvolvimento da plataforma e a sua aplicação na comunidade educativa da qual faço parte. Desta forma foi possível detectar e rectificar os erros de programação que foram surgindo. A comunidade do Agrupamento de Escolas de Fajões foi pioneira na utilização da plataforma mas, com a sua experiência, ajudou na análise e definição da estrutura de alguns módulos. Por fim, apresento os dados analisados na investigação, nomeadamente o inquérito que enviei para as escolas e que foi basilar para as opções principais do projecto.
Descrição: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém para obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/2289
Aparece nas colecções:Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão e Orientação Pedagógica
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão e Orientação Pedagógica

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