Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.15/2283
Title: Os desafios da equidade e da inclusão na educação pré-escolar e no 1º CEB - perspetivas de estudantes em formação inicial e docentes
Author: Areias, Cátia Vanessa Alves
Advisor: Piscalho, Isabel
Keywords: educação inclusiva
equidade
formação inicial
educação pré-escolar
1º Ciclo do ensino básico
pedagogia diferenciada
inclusive education
equity
initial formation
pre-school education
1st cycle of basic education
differentiated pedagogy
Defense Date: 7-Jun-2018
Abstract: O presente relatório final tem como objetivo dar conta do percurso académico ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) onde são destacadas e refletidas as experiências e as aprendizagens mais significativas realizadas durante os quatro estágios em diferentes contextos: creche, jardim de infância e escola (1º e 3º anos de escolaridade). Apresenta-se, também, um exercício investigativo realizado sobre os desafios da equidade e da inclusão no jardim de infância e na escola do ponto de vista de estudantes em formação inicial, educadores/as de infância e professores/as do 1º CEB. Para se proceder a recolha de dados recorreu-se a inquéritos por questionário a estudantes que frequentam os mestrados que habilitam para a docência numa Instituição do Ensino Superior e duas entrevistas semidiretivas a docentes. Como resultados apresentam-se as perspetivas de educação inclusiva e equitativa destes intervenientes, destacando-se o papel do/a educador/a de infância e do/a professor/a do 1º CEB face à inclusão e equidade e evidencia-se a importância da pedagogia diferenciada como um desafio de uma educação para todos e todas.
This final report has the purpose of providing an account of the academic career during the Master's Program in Pre-School and Primary Education, where the most significant experiences and learnings carried out during the four stages are highlighted and reflected in different contexts: kindergarten and primary school (1st and 3rd year of schooling). Also presented an investigative exercise on the challenges of equity and inclusion in kindergarten and school from the point of view of students in initial formation, early childhood educators and teachers of the primary school. In order to collect data, I used questionnaire surveys to students attending the master's degrees that qualify for teaching at a Higher Education Institution and two semi-directional interviews to teachers. The results show the perspectives of inclusive and equitable education of these actors, highlighting the role of the child educator and the teacher of the primary school in face of inclusion and equity and it is evident the importance of differentiated pedagogy as a challenge for an education for all.
Description: Relatório Final apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/2283
Designation: Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Appears in Collections:Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
capa cátia tese.pdf149,15 kBAdobe PDFView/Open
RELATÓRIO FINAL_CÁTIA AREIAS.pdf1,08 MBAdobe PDFView/Open
ANEXOS TESE.pdf1,24 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.