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Título: Benefícios e constrangimentos na implementação de um sistema de gestão da qualidade:o caso do Centro de Reabilitação e Integração Torrejano (CRIT)
Autor: Henrique, Ana Raquel de Oliveira
Orientador: Oliveira, Pedro
Palavras-chave: Qualidade
Sistema de gestão da qualidade
Modelo EQUASS
Mudança organizacional
Resistência à mudança
Data de Defesa: 15-Mai-2018
Citação: Henrique, A. (2018). Benefícios e constrangimentos na implementação de um sistema de gestão da qualidade:o caso do Centro de Reabilitação e Integração Torrejano (CRIT) (Mestrado). Escola Superior de Gestão e Tecnologia, Santarém. Disponível na WWW em: <http://hdl.handle.net/10400.15/2213>
Resumo: Na última década verificou-se uma restruturação nos métodos de trabalho nas organizações e, de um modo particular, nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). Têm-se testemunhado, de facto, mudanças impostas pelos mercados, pelo Instituto da Segurança Social e pela necessidade de estas organizações serem cada vez mais eficientes. A certificação enquanto ferramenta de gestão é relevante para a inovação e desenvolvimento sustentável de uma organização, e é um resultado de uma boa gestão – um fator de motivação e de reconhecimento do desempenho. Este estudo avalia quais os benefícios e os constrangimentos da implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma IPSS, o Centro de Recuperação e Integração Torrejano (CRIT). O estudo divide-se em três partes distintas que se complementam. Na primeira parte é feito um enquadramento teórico no âmbito da qualidade compreendendo: a contextualização; conceitos; os 10 princípios da qualidade; o SGQ; a mudança organizacional; processo de gestão e a implementação e resistência à mudança. Na segunda parte é apresentada uma breve descrição do CRIT: a sua identificação; objetivos; política da qualidade; o enquadramento histórico e as suas valências. Na terceira parte apresenta-se o estudo empírico com vista a perceber se a implementação do SGQ trouxe benefícios ou constrangimentos nas perceções da Direção, Coordenação, Quadro Técnico e Clientes das várias valências do CRIT. Em geral, com este estudo aplicado contribui-se, por um lado, para uma melhor perceção dos constrangimentos existentes na aplicação do SGQ nesta entidade, de modo que a respetiva gestão de topo passe a dispor de informação útil para superá-los, retirando mais proveito da implementação do EQUASS. Por outro lado, torna-se mais evidente a perceção dos principais benefícios em matéria de melhoria contínua das respostas sociais.
Descrição: Dissertação, Mestrado, Gestão de Organizações de Economia Social, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2018
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/2213
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado_ESGTS
Mestrado em Gestão de Organizações de Economia Social

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