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dc.contributor.authorPadrão, Ana Catarina Gonçalves-
dc.date.accessioned2018-03-12T18:21:38Z-
dc.date.available2018-03-12T18:21:38Z-
dc.date.issued2017-10-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2157-
dc.descriptionDissertação apresentada para a obtenção de Grau de Mestre em Atividade Física em Populações Especiais conferido pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior – Instituto Politécnico de Santarémpt_PT
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo caracterizar as preferências de praticantes idosos, no que diz respeito à frequência dos vários tipos de feedback dos instrutores, nas sessões de hidroginástica. A amostra foi constituída por 218 idosos, praticantes de hidroginástica. Foi utilizado o questionário denominado, Questionário de Feedback de Instrutores de Fitness – Aulas de Grupo (QUEFIF – AG), na versão preferências dos praticantes. O questionário era constituído por 45 questões, sendo que cada questão corresponde a um tipo de comportamento de feedback. Os resultados mostraram quais os tipos de comportamento mais e menos preferidos, dos praticantes. Os praticantes preferem que o instrutor informe como se deve realizar o exercício, através da forma verbal para que estes possam ouvir as informações dadas. Durante a realização dos exercícios, os praticantes preferem que o instrutor realize os mesmos exercícios e que este se encontre próximo, ou seja, a uma distância que seja possível existir contacto físico. O instrutor quando emite feedback deve mostrar afetividade positiva, ou seja, rir, ou manter qualquer tipo de contacto positivo com os seus praticantes. Quando este emite feedback deve-se dirigir a toda a classe e em relação a um exercício de cada vez, pois torna-se mais fácil assimilar as informações dadas. O feedback emitido deve ser dado imediatamente após a realização do exercício fazendo referência à forma como os praticantes devem respirar, na execução dos exercícios. O instrutor deve orientar-se de frente para os praticantes e emitir feedback ficando a observar os praticantes e emitir um novo feedback.pt_PT
dc.description.abstractThe aim of the present study was to characterize the elderly participants preferences about instructors’ feedback behaviour in Aquafitness classes. The sample was 218 elderly participants of Aquafitness classes. An instructors’ feedback behaviors questionnaire (QUEFIF-AG) was used, in participants preferences version. The questionnaire has 45 questions and each question corresponded to a type of feedback behavior. The results showed which types of behavior are more and less preferred, of the participants. Participants prefer that the instructor inform how they perform the exercise, through the verbal form so they can hear the information given. During an exercise, participants prefer that the instructor perform the same exercises and that the instructor is close, that is, at a distance that it is possible to exist physical contact. The instructor should show positive affectivity, that is, laugh or maintain any type of physical contact with its participants. When you send feedback should be directed to the whole class and in relation to one exercise at a time, as it becomes easier to assimilate the information given. The feedback issued must be given immediately after the exercise and the instructor should give more importance to how participants should breathe, in the execution of the exercises. The instructor should be facing the participants and choose to issue feedback, stay watching the participants and issue new feedback.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectIdosospt_PT
dc.subjectFeedbackpt_PT
dc.subjectPreferênciaspt_PT
dc.subjectHidroginásticapt_PT
dc.subjectelderlypt_PT
dc.subjectaquafitnesspt_PT
dc.subjectpreferencespt_PT
dc.titlePreferências dos Idosos em Relação ao Feedback dos Instrutores, em Aulas de Grupo de Hidroginásticapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
thesis.degree.nameActividade Física em Populações Especiais-
dc.identifier.tid201762820-
Aparece nas colecções:Mestrado em Atividade Física em Populações Especiais

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