Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/2154
Registo completo
Campo DCValorIdioma
degois.publication.firstPage1069pt_PT
degois.publication.lastPage1084pt_PT
degois.publication.locationBragapt_PT
degois.publication.titleProceedings of the VI International Conference of TIC in Education – Challenges 2009pt_PT
dc.contributor.authorLoureiro, Ana-
dc.contributor.authorVaz, Carlos-
dc.contributor.authorRodrigues, Maria do Rosário-
dc.contributor.authorAntunes, Paula-
dc.contributor.authorLoureiro, Maria João-
dc.date.accessioned2018-03-09T21:31:21Z-
dc.date.available2018-03-09T21:31:21Z-
dc.date.issued2009-05-
dc.identifier.citationLoureiro, A. et al. (2009). Factores Críticos de Sucesso em Comunidades de prática de Professores Online. In: Dias, P. & Osório, A. (org.) Proceedings of the VI International Conference of TIC in Education – Challenges 2009 (pp. 1069-1084). (CD-ROM) (ISBN: 978-972-98456-6-6).pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-98456-6-6-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2154-
dc.description.abstractA introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação tem provocado algumas alterações na forma como os docentes promovem o seu desenvolvimento profissional. As ferramentas das TIC possibilitam a constituição de comunidades online de professores, cujos objectivos são a partilha de saberes e de experiências na construção do conhecimento e na inovação das práticas. Elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Educação a Distância do Programa Doutoral em Multimédia em Educação (Universidade de Aveiro), este artigo tem como principal objectivo a apresentação de uma revisão bibliográfica sobre os factores críticos de sucesso inerentes a comunidades de prática online de professores. Aspectos como a tecnologia, a confiança, a capacidade de comunicação, a socialização, o tempo, a liderança, o sentimento de pertença, o entendimento comum surgem como elementos determinantes para o êxito destas comunidades.pt_PT
dc.description.abstractInformation and Communication Technology (ICT) in Education has been responsible for some changes in the way teachers enhance their professional development. ICT tools allow the creation of teachers’ online communities, with the aim of being able to share information, knowledge creation, best practices and practical innovations. This paper was developed to support the goals of the Curricular Unit “Educação a Distância”(Aveiro University), and its major purpose is to present a bibliographical review about critical factors of success inherent to a teachers’ online Community of Practice (CoP) such as technology, confidence building, communication capacity, socialization, time, leadership, sense of belonging and common understanding. The review of several theoretical and empirical sources has revealed that those factos might have a double edge, in the sense that they may work first as barriers to success of a teachers’ online CoP, but will evolve as eventual motivational factors.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectComunidade de práticapt_PT
dc.subjectComunidade virtual de aprendizagempt_PT
dc.subjectFactores críticos de sucessopt_PT
dc.subjectBarreiraspt_PT
dc.subjectFactores de motivaçãopt_PT
dc.titleFactores críticos de sucesso em comunidades de prática de professores onlinept_PT
dc.typebookPartpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
Aparece nas colecções:Capítulos de livros_ESES

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2009_factores críticos de sucesso em comunidades de prática de professor .pdf224,46 kBAdobe PDFVer/Abrir
id142-090515111728-phpapp01.pdf411,79 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.