Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/2116
Registo completo
Campo DCValorIdioma
degois.publication.firstPage119pt_PT
degois.publication.issue1pt_PT
degois.publication.lastPage135pt_PT
degois.publication.locationSantarémpt_PT
degois.publication.titleRevista da UIIPSpt_PT
dc.contributor.authorLinguiça, Fátima-
dc.contributor.authorPiscalho, Isabel-
dc.contributor.authorGalinha, Sónia-
dc.contributor.authorSilva, Francisco-
dc.date.accessioned2018-02-11T23:58:52Z-
dc.date.available2018-02-11T23:58:52Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationLinguiça, F., Piscalho, I., Galinha, S. & Silva, F. (2017). A motivação para a aprendizagem em alunos com currículo específico individual: potencialidades do trabalho de projeto. Revista da UIIPS, 5(1), 119-135.pt_PT
dc.identifier.issn2182-9608-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2116-
dc.description.abstractEsta investigação procurou 1. Conhecer o impacto das medidas organizativas na construção da escola inclusiva; 2. Percecionar de que forma o trabalho de projeto pode potenciar a motivação dos alunos CEI; 3. Conhecer as representações dos alunos CEI sobre as aprendizagens escolares numa perspetiva de transição para a vida ativa. Qualitativa, descritiva, interpretativa-fenomenológica e etnográfica desenvolveu-se através da análise documental, observação naturalista, na aplicação de inquéritos por questionário aos alunos e na realização de entrevistas aos professores. N=fase exploratória=8 alunos CEI 2º 3º CEB inquiridos por questionário. Numa fase posterior foram selecionados N= 5 alunos CEI 2º 3º CEB em 2 sessões/ atelier projeto. As conclusões revelaram que o trabalho de projeto PMD é uma medida organizativa da escola para a inclusão para alunos CEI. Os ambientes enriquecidos pela tecnologia não foram um factor motivacional. Sugere-se como forma de potenciar a motivação para a aprendizagem a atribuição de maior valor às aprendizagens multidisciplinares de complemento pedagógico.pt_PT
dc.description.abstractThis research aimed to 1. Know the impact of organizational measures in the construction of inclusive school; 2. Perceive how the project work can enhance the motivation of the IEC students; 3. To know the representations of the CEI students about the school learning in a perspective of transition to the active life. Qualitative, descriptive, interpretive-phenomenological and ethnographic was developed through documentary analysis, naturalistic observation, the application of questionnaire surveys to students and interviews with teachers. N = exploratory phase = 8 CEI students 2º 3º CEB questioned by questionnaire. At a later stage, N = 5 CEI 2nd CEB students were selected in 2 sessions / atelier project. The findings revealed that the PMD project work is an organizational measure of the school for inclusion for CIS students. Technology-enriched environments were not a motivational factor. It is suggested as a way to enhance the motivation for learning to assign greater value to multidisciplinary learning of pedagogical complement.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarémpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectaprendizagempt_PT
dc.subjectmotivaçãopt_PT
dc.subjectnecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectprojetospt_PT
dc.subjecttecnologiaspt_PT
dc.subjectlearningpt_PT
dc.subjectmotivationpt_PT
dc.subjectprojectspt_PT
dc.subjectspecial educational needspt_PT
dc.subjecttechnologiespt_PT
dc.titleA motivação para a aprendizagem em alunos com currículo específico individual: potencialidades do trabalho de projetopt_PT
dc.title.alternativeThe motivation for learning in students with individual specific curriculum: potentialities of the project workpt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.volume5pt_PT
Aparece nas colecções:Artigos em revistas nacionais_ESES

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
363-868-1-PB.pdf568,69 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.