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degois.publication.firstPage98pt_PT
degois.publication.issue1pt_PT
degois.publication.lastPage118pt_PT
degois.publication.locationSantarémpt_PT
degois.publication.titleRevista da UIIPSpt_PT
dc.contributor.authorClérigo, Bruna-
dc.contributor.authorAlves, Rita-
dc.contributor.authorPiscalho, Isabel-
dc.contributor.authorCardona, Maria João-
dc.date.accessioned2018-02-11T23:40:32Z-
dc.date.available2018-02-11T23:40:32Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationClérigo, B., Alves, R., Piscalho, I.& Cardona,M.J. (2017). Diferenciação pedagógica nas primeiras idades para a construção de uma prática inclusiva . Revista da UIIPS, 5(1), 98-118.pt_PT
dc.identifier.issn2182-9608-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2115-
dc.description.abstractEste estudo de natureza qualitativa centra-se na temática da diferenciação pedagógica (DP) na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico de modo a promover uma prática inclusiva. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a sete educadoras de infância e a sete professoras em que se procuraram identificar as suas conceções sobre DP e de que forma a implementam na sua prática. Da análise dos dados pode perceber-se que as docentes procuram implementar estratégias de DP de forma a responder às necessidades e capacidades de cada criança, respeitando os seus ritmos de aprendizagem. Neste sentido realçam o papel do planeamento da avaliação e organização do ambiente educativo. Verificam-se, no entanto, que são várias as dificuldades sentidas na implementação de estratégias de DP, o que nos leva a refletir sobre a necessidade de um maior apoio formativo nesta área, para o desenvolvimento de práticas que respondam efetivamente às necessidades específicas de cada criança.pt_PT
dc.description.abstractThis qualitative study focuses on the theme of pedagogical differentiation (PD) in pre-school education and in the 1st cycle of basic education in order to promote an inclusive practice. Semi-structured interviews were conducted with seven kindergarten teachers and seven teachers in which they sought to identify their conceptions about PD and how they implemented it in their practice. From the analysis of the data it can be seen that the teachers seek to implement PD strategies in order to respond to the needs and capacities of each child, respecting their learning rhythms. In this sense, they emphasize the role of evaluation planning and organization of the educational environment. However, there are several difficulties in the implementation of PD strategies, which leads us to reflect on the need for greater formative support in this area, for the development of practices that effectively respond to the specific needs of each child.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarémpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectdiferenciação pedagógicapt_PT
dc.subjecteducação pré-escolarpt_PT
dc.subject1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectpedagogical differentiationpt_PT
dc.subjectpreschool educationpt_PT
dc.subject1st cycle of basic educationpt_PT
dc.titleDiferenciação pedagógica nas primeiras idades para a construção de uma prática inclusivapt_PT
dc.title.alternativePedagogical differentiation in the early ages for the construction of an inclusive practicept_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.volume5pt_PT
Aparece nas colecções:Artigos em revistas nacionais_ESES

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