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degois.publication.firstPage81pt_PT
degois.publication.issue1pt_PT
degois.publication.lastPage97pt_PT
degois.publication.locationSantarémpt_PT
degois.publication.titleRevista da UIIPSpt_PT
dc.contributor.authorDuque, Raquel-
dc.contributor.authorPiscalho, Isabel-
dc.contributor.authorGalinha, Sónia-
dc.contributor.authorSilva, Francisco-
dc.date.accessioned2018-02-11T22:38:33Z-
dc.date.available2018-02-11T22:38:33Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationDuque, R., Galinha, S., Piscalho, I.& Silva,F. (2017). Implementação do decreto-lei nº 3/2008: perspetivas dos docentes de educação especial. Revista da UIIPS, 5(1), 81-97.pt_PT
dc.identifier.issn2182-9608-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2114-
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo abordar as perspetivas dos docentes de Educação Especial sobre a implementação do Decreto-Lei nº 3/2008. Com esse intuito, realizou-se um estudo exploratório, de caráter descritivo, que foi dirigido a uma amostra de docentes de Educação Especial, de Agrupamentos de Escolas do distrito de Santarém. Aplicou-se um inquérito por questionário, com o intuito de conhecer as perspetivas dos docentes face à legislação que rege as suas práticas educativas. Os docentes inquiridos partilham da importância da implementação do Decreto-Lei nº 3/2008 como verdadeiro promotor da Escola Inclusiva, no entanto consideram que recursos materiais e humanos são insuficientes para a sua eficaz concretização e apontam a medida e) Currículo Específico Individual, prevista no Programa Educativo Individual, como pouco fácil de planear e implementar e sugerem que devia ser clarificada pela tutela.pt_PT
dc.description.abstractThis article aims to address the perspectives of Special Education teachers on the implementation of Decree-Law no. 3/2008. For this purpose, an exploratory, descriptive study was conducted, which was directed to a sample of Special Education teachers, from School Groups in the district of Santarém. A questionnaire survey was conducted in order to know the perspectives of teachers in relation to the legislation that governs their educational practices. The teachers interviewed share the importance of the implementation of Decree-Law no. 3/2008 as true promoter of the Inclusive School, however they consider that material and human resources are insufficient for their effective implementation and point to the measure e) Specific Individual Curriculum, Individual Education Program as not easy to plan and implement and suggest that it should be clarified by the guardianship.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarémpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectDecreto-Lei nº 3/2008pt_PT
dc.subjectdocentes de educação especialpt_PT
dc.subjecteducação especialpt_PT
dc.subjectinclusãopt_PT
dc.subjectDecree-Law no. 3/2008pt_PT
dc.subjectspecial education teacherspt_PT
dc.subjectspecial educationpt_PT
dc.subjectinclusionpt_PT
dc.titleImplementação do decreto-lei nº 3/2008: perspetivas dos docentes de educação especialpt_PT
dc.title.alternativeImplementation of decree-law no. 3/2008: perspectives of teachers of special educationpt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.volume5pt_PT
Aparece nas colecções:Artigos em revistas nacionais_ESES

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