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Título: Dinâmicas familiares e investimento na escola à saída do ensino obrigatório
Autor: Diogo, Ana
Palavras-chave: Família
Investimento em educação
Classe social
Desigualdades
Análise de regressão logística
Data: 2006
Editora: Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
Citação: DIOGO, Ana Matias - Dinâmicas familiares e investimento na escola à saída do ensino obrigatório. Revista Interacções. Nº 2 (2006), p.87-112
Resumo: Este artigo apresenta algumas linhas de força de um trabalho mais vasto sobre o investimento realizado pelas famílias em matéria de escolaridade, na transição para o ensino secundário. O investimento das famílias é perspectivado a partir da articulação das abordagens clássicas da sociologia da educação, com um conjunto de contributos direccionados para o contexto familiar, enquanto espaço de dinâmicas sujeitas a lógicas que não se esgotam no ethos de classe. Concebendo a família como condição social e simultaneamente como grupo, procurou-se conhecer, num estudo empírico realizado na ilha de S. Miguel, as dinâmicas familiares com impacto na escolaridade dos jovens. Com recurso a modelos de regressão logística pudemos concluir que na origem das desigualdades de investimento na escola se encontram processos ligados às diferenças de condição social, mas independentemente destas, também dinâmicas de mobilização no sucesso e na carreira escolar por parte das famílias. - This article presents some main points of a wider work about the investment done by families in education, concerning the transition to the secondary school level. Families’ investment is analysed from the classical perspectives of sociology of education, with a set of attributes of the family’s context, as a space of interactions, subject to logics that are not exhausted in the ethos of social class. Viewing the family as a social condition and simultaneously as a group, we tried to perceive, in an empirical study done in the island of S. Miguel, Azores, the family dynamics that impact on the youth’s schooling. Resorting to logistical regression models, we can conclude that on the basis of school investment disparities, there are processes associated to social differences, but independently of those, there are also mobilization dynamics in the success and in the school career of families.
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/206
ISSN: 1646-2335
Versão do Editor: http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/B4%282%29.pdf
Aparece nas colecções:Volume 2 - 2006 - nº02

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