Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.15/2001
Title: Constrangimentos nos contextos de cuidados de saúde: entre profissionais de saúde, mediadores interculturais e imigrantes
Author: Reis, Alcinda
Keywords: Profissionais de saúde
Imigrantes
Contextos multiculturais em saúde
Mediação intercultural
Issue Date: 2016
Publisher: Alto Comissariado para as Migrações, I.P
Citation: Reis, A.(2016). Constrangimentos nos contextos de cuidados de saúde: entre profissionais de saúde, mediadores interculturais e imigrantes. Atas das I Jornadas da Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural - Entre Iguais e Diferentes: a Mediação Intercultural. Lisboa: Alto Comissariado para as Migrações, 2016, p. 143-157.
Abstract: No artigo apresentado propomo-nos caraterizar constrangimentos nos contextos de cuidados de saúde – entre profissionais de saúde, mediadores interculturais e imigrantes. Partindo da análise de diversos estudos essencialmente focados na área da prática clínica dos enfermeiros com imigrantes, bem como do seu enquadramento normativo-legal, identificam-se três áreas de reflexão distintas, cuja articulação resulta clarificadora dos referidos constrangimentos: - O que é a multiculturalidade nos contextos de cuidados de saúde - Os enfermeiros e os contextos multiculturais de cuidados - O que acontece nos encontros com imigrantes; Conclui-se sobre a necessidade de mobilização de mediadores interculturais nos contextos multiculturais de cuidados, bem como da criação de unidades de saúde culturalmente recetivas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/2001
ISBN: 978-989-685-078-4
Appears in Collections:Capítulos de livros_ESSS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Capítulo Final ACM_RESMI_I Jornadas_21 maio 2015.pdf511,26 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.