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Título: Como se entrelaçam a educação e o emprego? contributo da investigação sobre licenciados, mestres e doutores
Autor: Alves, Mariana
Palavras-chave: Licenciados
Mestres
Doutores
Ensino Superior
Emprego
Data: 2005
Editora: Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
Citação: ALVES, Mariana Gaio - Como se entrelaçam a educação e o emprego? contributo da investigação sobre licenciados, mestres e doutores. Revista Interacções. Nº 1 (2005), p.179-201
Resumo: As transições entre ensino superior e esfera da profissão têm assumido nos últimos anos uma visibilidade social crescente, sublinhando-se as dificuldades de acesso ao emprego por parte dos diplomados de ensino superior. Neste artigo, procura-se explicitar a natureza destas dificuldades sentidas pelos diplomados ao longo dos seus percursos, bem como se tenta clarificar as razões que estão na origem da crescente visibilidade desta temática. Para tal, após uma breve análise sóciohistórica sobre a emergência do campo de investigação centrado nas relações entre sistema educativo e trabalho/emprego, identificam-se e caracterizam-se um conjunto de perspectivas teóricas fundamentais neste domínio de pesquisa. Num segundo momento, reunem-se alguns contributos de duas investigações sobre diplomados de ensino superior por nós realizadas, recorrendo aos resultados de dois inquéritos por questionário que permitem caracterizar os percursos académicos e profissionais de licenciados, mestres e doutores. - In the latest years, transitions from higher education into professional environment have been taking a growing social visibility, and difficulties in employment access by higher education graduates are highlighted. In this paper, the nature of such difficulty felt by graduates in the course of their professional pathways will be developed, as well as the reasons that give rise to the growing visibility of this thematic. For so doing, after a brief socio-historical analysis of the emergence of this research field, centred on the relationships between education system and work/employment, a set of fundamental theoretical perspectives in this research domain are both identified and characterised. In a second moment, some contributions are gathered from two investigations we have carried out on higher education graduates, taking into account the results of two questionnaires that enable us to characterise the academic and professional paths of graduates, masters and doctors.
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/200
ISSN: 1646-2335
Versão do Editor: http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/A8.pdf
Aparece nas colecções:Volume 1 - 2005 - nº01

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