Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/1896
Título: Adequação de práticas de diferenciação pedagógica em contexto de Jardim de Infância: implicações para o crescimento profissional
Autor: Medinas, Lisandra Soeiro
Orientador: Colaço, Susana
Palavras-chave: diferenciação pedagógica
estratégias
pré-escolar
pedagogical differentiation
strategies
preschool
Data de Defesa: 16-Dez-2014
Resumo: O presente relatório de estágio sintetiza o trabalho que desenvolvi no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este documento encontra-se dividido em duas partes distintas. Numa primeira parte é feita uma análise dos vários contextos de estágio (educação pré-escolar, 1ºciclo do ensino básico e creche) nos quais tive oportunidade de intervir e de seguida, ainda nesta primeira parte, o meu percurso de desenvolvimento profissional que os diferentes estágios me proporcionaram. Na segunda parte, é abordado o meu percurso investigativo focando algumas questões que foram surgindo ao longo dos estágios e, de seguida é apresentada a minha questão de investigação que está centrada no desenvolvimento profissional relativamente a esta temática pretendendo averiguar como é que durante o meu estágio em jardim de infância, fui integrando, em conjunto com o meu par de estágio, nas planificações realizadas, estratégias de diferenciação pedagógica. Para realizar o enquadramento teórico, recorri a diferentes autores que se debruçaram sobre este mesmo tema e como instrumentos de recolha de dados recorri à realização de uma entrevista à educadora cooperante do contexto de jardim de infância, que me acompanhou ao longo do estágio e a análise documental de quatro planificações minhas realizadas em momentos temporais diferentes, no contexto de jardim de infância. Por último, ainda integrada nesta segunda parte, são apresentadas as principais conclusões desta pesquisa evidenciando que existiu alguma evolução ao longo do estágio na adequação das estratégias que promovem o trabalho diferenciado em contexto de jardim de infância.
The present internship’s report summarizes the work developed in the Master’s Degree of Preschool Education and Primary School. This document is divided in two distinct parts. In the first one can be found the internships’ analysis (Preschool Education, Primary School and Daycare), that provided the opportunity of intervention in which one. Furthermore, it will be explained my career development acquired at those internships. In the second part it will be approached the course of my investigation, showing some questions that arised in the diverses interhsips. Consequently, it is described the primordial investigation question: Which are the implemented strategys to the work of pedagogic differentiation in Kindergarten and, on the other side, how they were integrated in my professional develop. To accomplish the theoretical framing of my work I had turn to different authors, whom lean over this same topic. As for the essay instrument, an interview was made to the Kindergarten Teacher, responsible for my internship accompaniment. Even more I selected four planifications made on my internship, in different moments, in order to evidence the profissional development, based on pedagogic differentiation’s strategies. Finally, at this same part, it will be presented the principal conclusions, that aboard the outlined goals to this research.
Descrição: Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/1896
Designação: Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatorio Estágio Lisandra Soeiro Medinas.pdf1,93 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.