Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/1882
Título: Uma abordagem à indisciplina no 1º ciclo do ensino básico: a influência do diálogo e da reflexão sobre situações dilemáticas no pensamento ético dos alunos
Autor: Lourenço, Ana Rita Flora
Orientador: Uva, Marta
Palavras-chave: prática pedagógica
indisciplina
Conflito
educação para a cidadania
desenvolvimento sociomoral
dilemas éticos
teaching practice
indiscipline
conflict
citizenship education
socio-moral development
ethical dilemmas
Data de Defesa: 11-Fev-2015
Resumo: O presente Relatório de Estágio reflete o percurso realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte relaciona-se com a Prática Supervisionada e com as atividades que foram desenvolvidas ao longo dos estágios, quer no contexto pré-escolar, quer no contexto de 1º Ciclo. A segunda parte, apresenta um trabalho de pesquisa, de caráter qualitativo e com características de estudo de caso. O estudo teve como principal objetivo conhecer a influência que as estratégias de diálogo e reflexão em torno de situações problemáticas e dilemáticas desempenham no desenvolvimento do pensamento ético dos alunos, nomeadamente no que diz respeito às situações de conflito e indisciplina. A escola, além de ajudar a tornar as crianças mais inteligentes, deve ajudá-las a tornarem-se melhores. Para isso, os professores, como todos os agentes educativos, devem procurar desenvolver estratégias que possibilitem a resolução de conflitos, e, sobretudo, estratégias que procurem evitá-los. Desta forma, podemos considerar que o diálogo e a reflexão apresentam-se como estratégias eficazes para orientar os alunos para a resolução de conflitos.
This Internship Report is the result of the study conducted under the Masters in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education. The work is divided into two parts. The first part is based on Supervised Practice and the activities that were developed over the stage, either in the pre-school setting or under 1st Cycle. The second part consists of a research paper, of a qualitative nature, with characteristics of case study. The study aims to determine the influence that strategies for dialogue and reflection on problematic situations and dilemmas play in the development of ethical thinking of the students, focused on conflict and indiscipline behaviour. The school, in addition to help make children smarter, to help them become better people. For this, the teachers, like all school staff, must develop strategies that enable conflict resolution, but especially strategies that seek to avoid them. Thus, we can consider dialogue and reflection as effective strategies to guide students to resolve conflicts.
Descrição: Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/1882
Designação: Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Final - Ana Rita Lourenço.pdf11,9 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.