Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/1856
Título: Adaptação e bem-estar das crianças na educação de Infância e nos primeiros anos de escolaridade
Autor: Borges, Sónia Marisa Ferreira
Orientador: Cardona, Maria João
Palavras-chave: adaptação escolar
bem-estar
crianças
scholl adaptation
well-being
childrens
Data de Defesa: 20-Nov-2014
Resumo: O presente Relatório de Estágio reflete todo o trabalho e percurso de aprendizagem desenvolvido ao longo do Mestrado em Educação Pré-escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Numa primeira parte deste documento é apresentada a análise crítica das aprendizagens adquiridas, bem como, das atividades realizadas durante a prática de ensino supervisionada e desenvolvida na Educação Pré-escolar e no 1º CEB. Na segunda parte é descrita a pesquisa de natureza qualitativa, que realizei sobre a Adaptação e Bem-estar na Educação de Infância e nos Primeiros anos de escolaridade. Através de entrevistas a um grupo de crianças a terminar o Jardim de Infância, a transitar para o 1º CEB e um grupo de crianças do 3º ano do 1º CEB, que frequentou a Educação Pré-escolar antes de entrar na escola; e entrevistas realizadas a duas Educadoras de Infância e duas professoras do 1º CEB. A análise de dados destas entrevistas possibilitou conhecer a perspetiva das crianças e das educadoras e professoras relativamente aos principais fatores que interferem na Adaptação escolar e na promoção do Bem-estar das crianças em contextos educativos. De acordo com diferentes pesquisas realizadas um fator decisivo a considerar é o papel dos/das docentes. Na pesquisa realizada para além de constatar esta questão, verifiquei também a relevância do papel das famílias e da forma como estas interagem com os/as docentes, tanto no jardim de infância como na escola. A relação com as famílias aparece como tendo um papel único e basilar na construção de uma relação de confiança e bem-estar. A relação estabelecida entre as crianças no início do ano escolar, é equitativamente importante na perspetiva das crianças, pois esta relação é entendida como um fator primordial de bem-estar entre elas. Paralelamente os dados apontam para a relevância da forma como é feita a organização do ambiente educativo e para a forma como as crianças são preparadas para a entrada no jardim de infância e na escola, assim como o apoio dado pelos adultos às dificuldades de adaptação de algumas crianças. A realização desta pesquisa, sobre uma questão básica para a promoção de uma resposta educativa de qualidade, proporcionou-me aprendizagens muito importantes que vão marcar o meu futuro profissional.
The present Report of Stage reflects the entire work and learning process developed along the Masters in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education (CEB). Held at the School of Education, Polytechnic Institute of Santarém. In the first part of this document critical analysis of the lessons learned are presented as well as the activities carried out during the supervised teaching practice and developed in Preschool Education and the 1st CEB. The second part describes the qualitative research I conducted on Adaptation and Well-being in Early Childhood Education and Early years of schooling. Through interviews with a group of children finishing kindergarten, transitioning to the 1st CEB and a group of children from the 3rd year of the 1st CEB who attended pre -school education before entering school; and interviews with two Childhood Educators and two Teachers of the 1st CEB. The analysis of data from these interviews helped understand the perspective of children, educators and teachers on the main factors affecting the school Adaptation and promoting welfare of the children in educational settings. According to different surveys conducted, a deciding factor to consider is the role of the teachers. In the survey, apart from finding this issue, also checked the important role of families and how they interact with / the teachers, both in kindergarten and in school. The relationship with the families appears to have a unique and fundamental role in building a relationship of trust and well-being. The relationship between the children at the beginning of the school year, it is equally important from the perspective of children, because this relationship is understood as a primary wellness factor between them. Parallel data point to the importance of how the organization is made of the educational environment and the way children are prepared for entry into kindergarten and school, as well as the support given by the adults to the difficulties of adapting some of the children. This research, on a basic issue for the promotion of quality education response, gave me very important learnings that will mark my professional future.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Santarém para obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/1856
Designação: Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

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