Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/185
Título: As transições entre ciclos de ensino:entre problema social e objecto sociológico
Autor: Abrantes, Pedro
Palavras-chave: Transições escolares
Sistemas de ensino
Exclusão social
Data: 2005
Editora: Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
Citação: ABRANTES, Pedro - As transições entre ciclos de ensino:entre problema social e objecto sociológico.Revista Interacções. Nº 1 (2005), p.25-53
Resumo: As transições entre ciclos de ensino são momentos marcantes na vida social dos alunos, pais e professores, bem como pontos delicados na morfologia dos sistemas educativos. Tendem, pois, a estabelecer-se enquanto (1) processo social complexo e particular, (2) momento provável de insucesso escolar e exclusão social e (3) espaço privilegiado de análise do desenvolvimento dos sistemas educativos. Correspondendo às 3 secções do artigo, o presente artigo apresenta esta abordagem tripla como proposta para uma análise introdutória deste fenómeno multidimensional, elaborando um mapeamento do campo bibliográfico relevante, analisando os dados estatísticos existentes sobre a realidade portuguesa e incluindo, sempre que possível, algumas notas críticas e sugestões de investigação futura.The transitions between educational stages are crucial moments in the social life of students, parents and teachers, as well as delicate points in the educational systems morphology. Thus, this process tends to compose (1) a complex and singular social process; (2) a likely moment of educational failure and social exclusion, and (3) a privileged locus for the analysis of the educational systems development. Corresponding to its 3 sections, the present article lies in these triple approaches in order to propose an introductory analysis of this multidimensional phenomenon, offering a theoretical framework of the relevant bibliography, analysing current statistical data from the Portuguese reality and aiming to include some critical notes and suggestions for future research on this topic.
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/185
ISSN: 1646-2335
Versão do Editor: http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/A2.pdf
Aparece nas colecções:Volume 1 - 2005 - nº01

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A2.pdf126,45 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.