Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.15/1826
Title: A leitura e a escrita segundo os princípios do modelo do Movimento da Escola Moderna e do modelo João de Deus
Author: Abreu, Cátia Raquel
Advisor: Cardona, Maria João
Keywords: aprendizagem da leitura e da escrita
modelo do Movimento da Escola Moderna
modelo de Leitura João de Deus
learning how to read and how to write
Modern School Movement
João de Deus Reading model
Defense Date: 19-Jul-2016
Abstract: O presente relatório reflete as etapas do caminho percorrido ao longo de três semestres, no âmbito das Práticas de Ensino Supervisionadas do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas possibilitaram momentos de aprendizagem e foram a base para o desenvolvimento da pesquisa que escolhi realizar. Esta pesquisa é apresentada numa outra parte do relatório e incidiu no estudo sobre os princípios do modelo do Movimento da Escola Moderna e do modelo João de Deus. Para além da pesquisa aprofundada sobre o tema, foram realizadas entrevistas, a 12 profissionais de educação. 3 educadoras e 3 professores que praticam o Movimento da Escola Moderna e 3 educadoras e 3 professoras dos Jardins-Escolas João de Deus. Os resultados obtidos sugerem que os modelos estudados têm subjacente princípios orientadores diferenciados. São ambos modelos eficazes, de acordo com o que dizem o/as docentes participantes, mas que se regem por pontos de partida diferentes para chegar à mesma finalidade: ensinar a criança a aprender a ler e a escrever.
The present report shows the steps of a three week path in the ambit of the Supervised Teaching Practises from my Master’s Degree in Preschool Education and Primary Education. These steps allowed learning moments and were the foundation to the developing research work that I chose to do. This research work is presented in another part of the report and it is focussed in the study that speaks about the principles of the Modern School Movement and in the study from João de Deus Model. After a thorough research on the subject to be treated, interviews, involved the participationof 12 Education Professionals. Three Educators and three Professors that apply the Modern School Movement’s and three Educators and three Professors from the Jardins-Escolas João de Deus. They are both effective models, according to what they say the teachers participating,but they have different starting points to achieve the same purpose: teaching the child how to read and how to write.
Description: Relatório de estágio para obtenção de grau mestre em Educação pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do ensino básico
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/1826
Appears in Collections:Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
relatório final .pdf2,41 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.