Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.15/1825
Title: Conceções de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico sobre a relevância dos contos de fadas no desenvolvimento das crianças
Author: Fernandes, Petra Joana Silva
Advisor: Luís, Helena
Keywords: educação de infância
contos de fadas
desenvolvimento emocional
childhood education
fairy tales
emotional development
Defense Date: 5-Jul-2017
Abstract: O atual relatório, apresenta uma reflexão sobre o percurso desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada em contexto de creche, pré-escolar e de 1º ciclo, e um trabalho investigativo respetivo a essa prática. Através da pesquisa qualitativa e realização de entrevistas a docentes, este trabalho procurou aprofundar como os contos de fadas são utilizados pelos docentes e que relevância lhes é atribuída em relação ao desenvolvimento emocional das crianças. Assim, este relatório encontra-se dividido em dois capítulos, sendo que no primeiro capítulo apresento a reflexão sobre a experiência vivida nos contextos de creche, pré-escolar e primeiro ciclo, e no segundo capítulo a componente investigativa do relatório de estágio com a metodologia, os resultados e a análise de resultados. A metodologia utilizada foi de carater qualitativo e teve como instrumentos a leitura e análise de documentos, e entrevistas semiestruturadas a duas educadoras e duas professoras, seguindo-se da análise de conteúdo das mesmas. Dos resultados obtidos conclui-se que apesar da relação com o desenvolvimento emocional não poder ser estabelecida, existe consciência do potencial dos contos de fadas a outros níveis, como a imaginação, criatividade, a compreensão do mundo, leitura e escrita.
The present report shows a reflexion upon the journey took through the Supervised Teaching in the context of kindergarten and elementary school, and a research took about this practise. Through the qualitative research and interviews made to teachers, this research aimed on deepening the knowledge about how fairy tales are used by the teachers and the relevance given to them regarding the emotional development of children. Therefore, this report is divided in two major chapters. The first shows a reflexion about the experience through Supervised Teaching and the second one presents the research made through the internship, including the methodologies applied, the obtained results and the discussion of the latter. The methodology applied was qualitative with base on the reading of specialized documents of the field and four semi-structured interviews to four teachers, including its analysis. The results show that although the connection could not be identified on the emotional development, there is an awareness of the fairy tale’s potential on other levels, in imagination and creativity, world’s understanding and on writing and reading.
Description: Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/1825
Designation: Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Appears in Collections:Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Petra Fernandes - Relatório Final.pdf1,51 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.