Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.15/1824
Title: Conceções e práticas dos educadores de infância e dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico acerca do ensino experimental das ciências
Author: Bretes, Susana Bandeira de Sacadura
Advisor: Correia, Marisa
Keywords: atividades práticas/experimentais
conceções e práticas
educação em ciências
ensino das ciências
practical/experimental activities
conceptions and practices
education in sciences
teaching of sciences
Defense Date: 29-Jun-2017
Abstract: O presente relatório reflete o percurso desenvolvido ao longo da prática pedagógica, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e descreve as aprendizagens adquiridas nos vários contextos de estágio da Prática de Ensino Supervisionada, dos quais a problemática do estudo em questão emerge. Com este estudo pretendeu-se descrever a natureza das conceções e práticas dos educadores de infância e dos professores do 1.º ciclo do ensino básico sobre o ensino das ciências e, em particular, sobre a realização de atividades práticas/experimentais. Pretendendo-se, especificamente, compreender a importância atribuída pelo educadores e professores à realização de atividades práticas/experimentais para o processo de ensino-aprendizagem e quais as principais dificuldades sentidas ao implementá-las. Para atingir os objetivos recorreu-se a uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, o estudo de caso, e utilizou-se o questionário como instrumento de recolha de dados. Neste estudo participaram quatro educadoras e 14 professores do 1.º ciclo do ensino básico, pertencentes a um agrupamento de escolas, situado no concelho de Santarém. Os resultados desta pesquisa indicam que os profissionais de educação valorizam o ensino experimental das ciências no processo de ensino-aprendizagem. Contudo, os participantes apontam algumas dificuldades sentidas que limitam a implementação das atividades práticas/experimentais.
The present report reflects the journey throughout the pedagogical practice, within the Masters in Preschool and 1st Cycle of Basic Education, and describes the knowledge obtained in the different contexts of the internship of Practice of Supervised Education, on which the problematic of the study in question emerges. The aim of this study was to describe the nature of the concepts and practices of early childhood educators and primary school teachers regarding science teaching. Particularly, about of practical/experimental activities. Specifically, it intends to understand the importance given by educators and teachers to practical/experimental activities and to identify the main difficulties experienced when implementing them in classroom. To achieve the objectives, it was chosen a qualitative methodologic approach: case study. The questionnaire was used as an instrument to collect data. Four educators and 14 teachers of 1st Cycle of Basic Education participated in this study. All participants involved worked in the same school group, located in Santarém. The results of this research indicate that educational professionals value the experimental teaching of science in the teaching-learning process. However, the participants point out some perceived difficulties that limit the implementation of practical/experimental activities.
Description: Relatório final apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/1824
Designation: Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Appears in Collections:Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

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