Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.15/1823
Title: Género na escola: perspetivando cidadãos para a diversidade
Author: Rainho, Vanessa Sofia Coito
Advisor: Teixeira, Madalena
Silva, Roberval Teixeira e
Keywords: género
sociolinguística internacional
teoria Queer
gender
interactional sociolinguistics
Queer theory
Defense Date: 30-May-2017
Abstract: O presente relatório reflete as etapas do caminho percorrido ao longo da prática pedagógica, no âmbito do Mestrado em Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico e descreve as aprendizagens adquiridas nos vários contextos, centrando-se, posteriormente, num estudo desenvolvido no contexto de 4.º ano. Esse trabalho, recai na perspetiva dos sujeitos em relação a questões de género com atividades em grande grupo com o professor e colegas em sala de aula. A metodologia utilizada para o efeito é de natureza qualitativa, os dados foram recolhidos através da gravação de duas aulas nas quais a pesquisadora interagiu com os alunos a partir de materiais motivadores, tais como o vídeo. Com este trabalho, pretende-se que cada sujeito seja respeitado na sua diferença, mais concretamente na sua diferença de género. Assim, a postura defendida é a de que precisamos desenvolver uma sensibilidade social que não crie um único padrão de comportamento ligado a identidades de géneros. É a sensibilidade para aceitar as diferenças.
The present report reflects the stages of the journey throughout the pedagogical practice, within the Masters in Preschool and First Grade of Primary Education, and describes the knowledge obtained in different contexts, focusing on a study developed in the context of 4th grade. This work, focuses on the subjects’ perspective regarding gender issues in large group activities with the teacher and classmates. The methodology used has a qualitative nature. Data was collected by recording two classes on which the researcher interacted with students through motivating materials such as video. With this work, it is intended that every subject is respected in their difference, more specifically, on their gender difference. Thus, the defended stand is the one where we need to develop a social sensibility that does not create a single pattern of behavior associated with gender identities. It is the sensibility to accept all differences.
Description: Relatório final apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/1823
Designation: Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Appears in Collections:Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório Final_Vanessa Rainho.pdf1,18 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.