Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/1811
Título: A resolução de problemas envolvendo frações com alunos do 6º ano.
Autor: Rafael, Paulo Ricardo Simas Baptista
Orientador: Branco, Neusa
Palavras-chave: frações e números decimais
matemática
resolução de problemas
sentido de número
fractions and decimal numbers
mathematics
troubleshooting
number sense
Data de Defesa: 22-Mai-2017
Resumo: O presente relatório integra duas componentes, a descrição e reflexão sobre os estágios realizados ao longo do curso de mestrado em ensino do 1.º ciclo e do 2.º ciclo do ensino básico e o estudo investigativo que se centra no ensino-aprendizagem dos números racionais no 6.º ano, em particular, na capacidade de resolução de problemas envolvendo frações. A relevância do estudo emerge da minha observação e reflexão ao longo dos estágios realizados e durante a minha vida profissional sobre a importância de envolver os alunos na resolução de problemas para que estes desenvolvam uma boa compreensão matemática. O estudo segue uma natureza quantitativa e qualitativa. Os resultados evidenciam que os alunos têm maior facilidade em resolver tarefas que envolvam equivalência, ordenação e comparação de frações e revelam maior dificuldade em resolver tarefas que envolvam a fração como operador.
This report includes two components, the description and reflection on the internships carried out during the master's degree course in 1st cycle and 2nd cycle primary education and the research study that focuses on teaching-learning of numbers In the 6th year, in particular, in the problem solving capacity of fractions. The relevance of the study emerges from my observation and reflection throughout the stages and during my professional life on the importance of involving students in solving problems so that they develop a good mathematical understanding. The study follows a quantitative and qualitative nature. The results show that students have greater difficulty in solving tasks that involve equivalence, ordering and comparison of fractions and show greater difficulty in solving tasks that involve the fraction as operator.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na área de Ensino do 1.º ciclo e do 2.º ciclo do ensino básico
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/1811
Designação: Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:Mestrado em Ensino do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Trabalho Final.pdf4,17 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.