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Título: A contraceção na sexualidade de alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Amaral, Carolina
Chipenda, Catarina
Carvalho, Sara
Linhares, Elisabete
Cavadas, Bento
Palavras-chave: Educação Sexual
Contraceção
Alunos. 2.º Ciclo do Ensino Básico
Data: 2014
Editora: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Resumo: A Educação Sexual constitui um campo de estudo de grande importância. Contudo, a investigação mostra que ainda persistem lacunas na sua abordagem ao nível escolar, principalmente nos níveis iniciais de ensino. É importante que conteúdos como a sexualidade, contraceção e planeamento familiar sejam abordados no 2.º Ciclo do Ensino Básico para um desenvolvimento mais harmonioso de cada indivíduo. Assim, este estudo teve como objetivos: a) Conhecer as conceções de alunos do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico acerca da sexualidade e da contraceção; e b) Identificar as necessidades de formação nesta área para os alunos. A recolha de dados foi realizada através da aplicação de um inquérito por questionário em quatro turmas do 6º ano numa escola do distrito de Santarém. A análise permitiu verificar que grande parte dos inquiridos desconhece o significado de métodos contracetivos e a maioria associa o uso de métodos contracetivos apenas à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Alguns alunos desconhecem quando ocorre o período fértil da mulher. Portanto, é possível concluir que grande parte dos alunos inquiridos apresenta dificuldades sobre esta temática. Estes dados remetem-nos para a importância de uma formação mais sólida dos alunos sobre Educação Sexual para que possam construir conhecimentos e competências nessa área essencial para o desenvolvimento de uma saúde plena. Este estudo alerta ainda para a importância de reforçar a formação de professores no âmbito da Educação Sexual.
Sexual education is an important field of study in education. However, the research in this field shows that there are still important gaps in its approach, mainly in the early school years. Nevertheless, it‟s important that sexuality, contraception and family planning are taught at the end of elementary school to contribute to the global development of the student. The aim of this study was: a) to know the conceptions of middle school students about sexuality and contraception; b) to identify the training needs of students in this area. The data were collected through a survey. The participants were the middle students of four classes of a school from Santarém. The data show that many students don‟t know the meaning of contraceptive methods and many of them relates the use of those methods only to the prevention of sexually transmitted diseases. Some students also don‟t known when the fertile period in the women occurs. Therefore, with this study we can conclude that many students have difficulties in this subject and they need to improve their knowledge about this subject in order to have a full health. This study also alerts to the importance of reinforcing the teachers training in sexual education.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/1791
ISBN: 978-989-8753-03-8
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