Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/1715
Título: A atenção à experiência interna da criança e estilo do adulto - contributo das escalas de empenhamento para a melhoria das práticas pedagógicas em educação de infância
Autor: Portugal, Gabriela
Luís, Helena
Palavras-chave: estilo do adulto
empenhamento
bem-estar e implicação
práticas pedagógicas
educação de infância
adult style
engagement
well-being and involvement
pedagogical practices
early childhood education
Data: 2016
Citação: Portugal, Gabriela; Luís, Helena. A atenção à experiência interna da criança e estilo do adulto - contributo das escalas de empenhamento para a melhoria das práticas pedagógicas em educação de infância, Saber & Educar, 21, 21, 66-74, 2016.
Resumo: Em educação de infância, a qualidade das relações adultos-crianças é um elemento determinante ao nível da construção de sentimentos de segurança, autoestima, curiosidade e desejo de aprender, vontade e capacidade de comunicar com os outros. As escalas de empenhamento da criança e do adulto são instrumentos que, no seu conjunto, apoiam a compreensão da experiência interna da criança e do ajustamento relacional do adulto à situação vivida pela criança. Neste artigo, recorrendo-se a situações descritas por educadores, no âmbito de processos de formação em contexto, pretende-se evidenciar a importância destes instrumentos no apoio à reflexão e melhoria das suas práticas pedagógicas.
In early childhood education, the quality of adultchild relationships is a key element in terms of building a sense of security, self-esteem, curiosity and desire to learn, willingness and ability to communicate with others. The child and adult engagement scales are instruments that, as a whole, support the understanding of the child’s inner experience and the relational adjustment of the adult to the situation experienced by the child. In this article, considering situations described by practitioners, it is intended to highlight the importance of these instruments in supporting reflection and improvement of educational practices.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/1715
ISSN: 1647-2144
1647-2144
Aparece nas colecções:Artigos em revistas nacionais_ESES

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
207-892-1-PB.pdf85,95 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.