Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/1710
Título: Google Wave : ferramentas de partilha para o ensino
Autor: Henriques, Sandra Marina Abalde
Orientador: Barbas, Maria
Palavras-chave: aprendizagem colaborativa
Google Wave
Moodle
redes sociais
Data de Defesa: 2010
Resumo: O presente relatório apresenta o estudo efectuado no âmbito da disciplina de Seminário – Análise, Concepção e Produção de Relatórios de Estágio, inserida no plano curricular do Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia, da Escola Superior de Educação de Santarém. O mesmo tem como objectivo verificar e entender de que forma as ferramentas de partilha, focando em particular o Google Wave, podem ser um meio para a aprendizagem colaborativa na faixa etária dos dezassete aos vinte e um anos. A execução do estudo foi validada após apresentação da planificação das actividades a serem desenvolvidas e que foi cumprida ao longo do ano lectivo. Assim, propusemo-nos a avaliar a utilidade e perceber o potencial educativo das ferramentas de partilha, de forma a compreender a motivação do público-alvo para um modelo de aprendizagem colaborativa sob uma perspectiva construtivista a partir destas ferramentas. À priori, apresentaremos a justificação do estudo de forma a compreendermos as actuais tendências e potencialidades de exploração das ferramentas de partilha em modelos de ensino-aprendizagem colaborativa.O presente relatório apresenta o estudo efectuado no âmbito da disciplina de Seminário – Análise, Concepção e Produção de Relatórios de Estágio, inserida no plano curricular do Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia, da Escola Superior de Educação de Santarém. O mesmo tem como objectivo verificar e entender de que forma as ferramentas de partilha, focando em particular o Google Wave, podem ser um meio para a aprendizagem colaborativa na faixa etária dos dezassete aos vinte e um anos. A execução do estudo foi validada após apresentação da planificação das actividades a serem desenvolvidas e que foi cumprida ao longo do ano lectivo. Assim, propusemo-nos a avaliar a utilidade e perceber o potencial educativo das ferramentas de partilha, de forma a compreender a motivação do público-alvo para um modelo de aprendizagem colaborativa sob uma perspectiva construtivista a partir destas ferramentas. À priori, apresentaremos a justificação do estudo de forma a compreendermos as actuais tendências e potencialidades de exploração das ferramentas de partilha em modelos de ensino-aprendizagem colaborativa.O Google Wave é um projecto anunciado pela Google durante a conferência "Google I/O", realizada no dia 28 de Maio de 2009. Trata-se de uma plataforma para a Web cuja intenção é unir as características de serviços como e-mail, mensagem instantânea, plataformas de conteúdos e grupos de discussão num ambiente único, intensamente interactivo, funcionando a partir de qualquer browser, em qualquer sistema operativo, freeware e ainda em fase experimental, mas a evoluir rapidamente sobretudo devido a ser uma aplicação opensource, sendo que constantemente surgem novos widgets para o complementar. Algumas das características mais interessantes do Google Wave são os avançados sistemas de correcção ortográfica e tradução instantânea durante a comunicação em tempo real, o que permite, por exemplo, que estudantes de todo o mundo comuniquem entre si em tempo real sem necessidade de recorrer a tradutores para entender imediatamente o que está a ser dito pelo(s) seu(s) interlocutor(es). O Google Wave foi lançado no ano de 2009.
Descrição: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém para a Obtenção do grau de mestre em Educação e Comunicação Multimédia
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/1710
Aparece nas colecções:Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio.pdf13,52 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.