Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/1658
Título: Os hábitos de sono e suas implicações em contexto educativo
Autor: Abreu, Marisa Camacho de
Orientador: Seixas, Sónia
Palavras-chave: criança
hábitos de sono
ensino pré-escolar
escola
child
sleeping habits
pre-school
school
Data de Defesa: 26-Out-2016
Resumo: O presente relatório de estágio apresenta, de forma sucinta, o percurso desenvolvido ao longo de três semestres. A primeira parte é referente aos estágios curriculares. Na segunda parte apresenta-se o trabalho de investigação, do qual, os objetivos principais passam por perceber se os hábitos de sono têm repercussões no contexto educativo e conhecer as estratégias de promoção de hábitos de sono dos profissionais de educação. A investigação é de natureza qualitativa, assentando na análise descritiva do questionário implementado aos pais e da análise das entrevistas às educadoras e professoras. A amostra foi composta por vinte sujeitos, sendo dezasseis por questionário e quatro por entrevista. Constatou-se que educadoras e professoras estão atentas às repercussões dos hábitos do sono, mas sentem necessidade de saber mais informação e organização nas suas práticas, para facilitar o descanso das crianças e auxiliar os pais na implementação de rotinas saudáveis. No final, encontram-se as considerações finais da investigação e uma reflexão sobre o percurso académico desenvolvido no mestrado.
This internship report presents, briefly, the course developed over three semesters. The first part is related to traineeships. The second part presents the research work, which, the main objectives undergo realize if sleep habits have repercussions in the educational context and about promotion strategies sleep habits of education professionals. The research is qualitative, relying on descriptive analysis of the questionnaire implemented to parents and analysis of interviews with educators and teachers. The sample consisted of twenty subjects, sixteen for four questionnaire interview. Found was found that educators and teachers are attentive to the effects of sleep habits, but feel the need to know more information and organization in their practices to facilitate the rest of the children and assist parents to implement healthy routines. At the end, it is the final considerations of research and reflection on the academic path developed in the masters.
Descrição: Relatório final apresentado para a obtenção do grau de mestre em Educação pré- escolar e em Ensino do 1.º ciclo doensino básico
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/1658
Aparece nas colecções:Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório final 11-2016.pdf1,64 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.