Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.15/165
Título: Programa KIDSMART: Análise das perspectivas de educadores de infância e formadores
Autor: Linhares, Elisabete
Costa, Fernando
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Jardim-de-Infância
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Programa KidSmart
Avaliação
Data: 2009
Editora: Centro de Competência da Universidade do Minho
Citação: Linhares, Elisabete; Costa, Fernando - Programa KIDSMART: Análise das Perspectivas de Educadores de Infância e Formadores. In Actas Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2009 ,6, Braga, 2009. p. 1525- 1540
Resumo: O Programa KidSmart tem como grande finalidade a promoção da integração das TIC no planeamento e organização global dos processos de ensino e de aprendizagem da Educação Pré-Escolar. Esta comunicação apresenta parte dos resultados do processo de avaliação nacional do Programa KidSmart. Analisam-se as perspectivas dos educadores em relação à implementação do Programa e do respectivo impacto nas aprendizagens de educadores e crianças. Analisam-se, ainda, as perspectivas dos formadores responsáveis pela formação dos educadores envolvidos. A avaliação do Programa envolveu a aplicação de questionários on-line, um para educadores e outro para formadores. Da análise global das respostas emerge uma avaliação positiva: a) do impacto do Programa KidSmart sobre conhecimentos, capacidades e atitudes dos educadores e das crianças; e b) da qualidade dos recursos tecnológicos disponibilizados. Os educadores manifestaram ainda a necessidade da formação envolver uma intervenção mais prolongada e em contexto tendo em vista uma melhor integrar das TIC no Jardim-de-Infância.The main objective of KidSmart Program is the integration of ICT in Kindergarten activities. This paper presents the results of the KidSmart program national evaluation. It examines the perspectives of teachers regarding the implementation of the Program and its impact on educators and children learning. It analysis, also, the perspectives of the teachers’ trainers involved in the Program. The evaluation of the program involved the use of online questionnaires, one for educators and another for trainers. Through the overall analysis of answers emerges a positive evaluation regarding: a) the impact of the KidSmart program on teachers and children knowledge, skills and attitudes, and b) the quality of the ICT resources used. Educators expressed the need of a longer and classroom oriented teacher training in order to obtain a better ICT integration in the Kindergarten.
URI: http://hdl.handle.net/10400.15/165
Aparece nas colecções:Comunicações em conferências e congressos_ESES

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Linhares_Costa_PROGRAMA KIDSMART.pdf371,02 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.